Sob este cenário, o Ibovespa pode abrir a sessão mostrando fôlego limitado, enquanto o dólar no exterior mostra alguma recuperação e pode seguir mesma tendência no Brasil, após queda na véspera.
A postura defensiva dos investidores volta a prevalecer nos mercados externos e as Bolsas da Europa e os futuros de Nova York recuam. Sem maiores novidades na sessão, os temores de recessão global seguem limitando a recuperação nos preços dos ativos. Nos demais mercados, o petróleo opera em leve baixa.
Para hoje, as atenções estarão voltadas para os balanços corporativos, com destaque para os números da Boeing, AT&T, Tesla, entre outros, enquanto a agenda de indicadores está vazia e os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e do Banco Central Europeu (BCE) seguem no “período de silêncio”, a uma semana do anúncio das decisões monetárias.
Agenda econômica
Brasil: A sondagem do consumidor em janeiro é o único dado previsto para hoje.
EUA: O Departamento de Energia divulga os dados semanais de estoque de petróleo no país. Boeing e AT&T divulgam balanços antes da abertura do mercado, enquanto IBM e Tesla apresentarão os números após o fechamento.