Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta, com inflação alemã menor que o esperado

O índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,72%, a 15.523,42 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,96%

Bolsas da Europa fecham em alta, com inflação alemã menor que o esperado
Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

Os mercados acionários europeus fecharam em alta, após dado indicar aceleração da inflação alemã em ritmo aquém do esperado. Investidores também reagiram a balanços corporativos de grandes empresas na região.

O índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,72%, a 15.523,42 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,96%, a 7.188,36 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, subiu 1,26%, a 27.503,75 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 se elevou 0,25%, a 9.250,50 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 avançou 0,39%, a 5.926,73 pontos. As cotações são preliminares.

Em Londres, o FTSE 100, fechou em alta de 0,33% a 7.911,15 pontos. Na visão da CMC Markets, a alta do índice foi motivada pelos resultados da AstraZeneca do quarto trimestre de 2022, que indicaram que a empresa reverteu o prejuízo ante mesmo período em 2021. A empresa teve alta de mais de 4%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo análise da CMC Markets, as bolsas também foram impulsionadas pela publicação da inflação ao consumidor (CPI) da Alemanha em janeiro, que, apesar de ter acelerado, subiu menos que o esperado por analistas. Entretanto, o dado, divulgado com uma semana de atraso, deverá fazer com que o CPI da zona do euro seja revisado para cima, segundo análises da consultoria Capital Economics e do banco ING.

Outros balanços também marcaram o pregão. A Unilever teve alta marginal de pouco mais de 0,20% em Londres, após ampliar lucro e superar expectativas em 2022. Também reagindo a balanços melhores que o esperado, estão a Crédit Agricole (mais de 4%, em Paris) e a ArcelorMittal (alta de quase 1%, em Amsterdã). Na outra ponta, o Credit Suisse despencou mais de 14% em Zurique, com investidores digerindo o quinto prejuízo consecutivo do banco, de acordo com balanço do quarto trimestre de 2022.

No radar de investidores, também estiveram as falas do presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, e de outras autoridades do BC inglês no Parlamento britânico. Segundo Bailey, a expectativa é que a inflação do Reino Unido desacelere rapidamente em 2023.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>