- Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de shopping geridos pela Hedge Investimentos informaram em relatório que podem entrar com ação de despejo e execução caso a Americanas (AMER3) não pague os aluguéis referentes ao período anterior do pedido de recuperação judicial
- Os FIIs da Hedge alegam que a ação de despejo pode ser movida, pois o processo em curso não impede a retomada da posse de um imóvel, já que o direito de propriedade do locador é priorizado
Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) de shopping geridos pela Hedge Investimentos informaram em relatório que podem entrar com ação de despejo e execução caso a Americanas (AMER3) não pague os aluguéis referentes ao período anterior ao pedido de recuperação judicial.
Leia também
Com o procedimento, a varejista ganhou da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro proteção contra dívidas de credores sobre serviços essenciais, como luz, água e aluguel. Mas a medida só vale para obrigações financeiras anteriores ao dia 19 de janeiro, sob pena de multa diária. Na data, o pedido de recuperação judicial foi anunciado.
Os FIIs da Hedge alegam que a ação de despejo pode ser movida, pois o processo em curso não impede a retomada da posse de um imóvel, já que o direito de propriedade do locador é priorizado. Além disso, pode haver a aplicação do artigo 49 da Lei 11.101/2005, o qual prevê que alguns contratos relativos a imóveis e direitos de propriedade não se sujeitam aos efeitos da recuperação judicial.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Adicionalmente, caso a empresa seja incapaz de sustentar as despesas correntes necessárias à sua operação, tais como aluguel, condomínio e fundo de promoção, demonstrará claramente não ter condições de se sustentar operacionalmente, o que, por consequência, colocaria em xeque a expectativa de sua recuperação”, comunicaram os fundos ao mercado na sexta-feira (10).
Ao todo, seis dos sete FIIs de shopping da gestora se pronunciaram sobre o caso em seus relatórios sobre o mês de janeiro: Hedge Brasil Shopping FII (HGBS11), Hedge Atrium Shopping Santo André FII (ATSA11), Shopping West Plaza FII (WPLZ11), General Shopping Ativo e Renda FII, (FIGS11), Hedge Shopping Parque Dom Pedro FII (HPDP11) e Hedge Floripa Shopping FII (FLRP11). O Shopping Jardim Sul FII (JRDM11) ainda não divulgou o seu relatório sobre o último mês.
Administradores dos shoppings West Plaza, Atrium Shopping Santo André e Floripa Shopping informaram que os boletos de competência de dezembro devidos pela Americanas não foram pagos. Já com o Dom Pedro e o General Shopping, a empresa não possui dívidas.
O HGBS11 é um fundo com uma carteira de 17 shoppings, dos quais 14 estão locados para a varejista. Até o presente momento, a companhia pagou regularmente 3 deles, enquanto se encontra inadimplente com os outros 11. No total, a Americanas deve R$ 563 mil de boletos em aberto, o que equivale a R$ 0,06 por cota, levando-se em consideração a participação do fundo em cada shopping.
Publicidade