Após o alívio de ontem, o Ibovespa, o real e os juros futuros podem ser penalizados nesta sexta-feira pelo pessimismo externo que coloca dólar e juros fortes, enquanto as bolsas têm perdas generalizadas. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em Nova York, caía no pré-mercado nesta manhã.
A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) não trouxe novidades e nada sobre meta de inflação, mas o investidor deve levar em conta a entrevista que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu nesta quinta-feira (16) para a CNN. Lula disse que a meta de inflação, definida pelo CMN, não pode ser a razão pela qual o Banco Central aumenta a taxa básica de juros do País, a Selic.
No exterior, o clima é de cautela nos mercados internacionais diante ao temor de que o Fed tenha que ser mais duro no ciclo de aperto monetário para combater a alta dos preços. Ontem o presidente do Fed em St. Louis, James Bullard, afirmou que não descarta apoiar um aumento de juros em 50 pontos-base na reunião monetária de março.
Fique de olho em ações da Vale (VALE3), Lojas Renner (LREN3), XP, Engie (EGIE3), Hypera (HYPE3), Auren (AURE3), Light (LIGT3), Braskem (BRKM5) e Americanas (AMER3).
Agenda
A agenda desta sexta-feira (17) traz discursos de dois dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), às 10h30 e 11h45. Aqui no Brasil, o calendário enxuto traz a segunda prévia do IGP-M de fevereiro (8h). Além disso, destaque à teleconferência da Vale (VALE3) sobre o balanço do quarto trimestre.