Desde que Elon Musk assumiu o Twitter Inc., a companhia enfrentou uma lista crescente de alegações de que não pagou suas contas, já que a empresa de mídia social pretende chegar ao “break even” (momento em que para de ter prejuízos) este ano.
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Proprietários, consultores e fornecedores fizeram, nos últimos meses, demandas por pagamentos em pelo menos nove processos, com suas reclamações totalizando mais de US$ 14 milhões mais juros.
Entre aqueles que alegam avisos vencidos está uma fatura de quase US$ 7.000 para uma “caixa de presente para Elon” encomendada pelo departamento de marketing do Twitter nos dias antes do acordo de US$ 44 bilhões fechado em 27 de outubro.
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Em um dos nove processos, o demandante pediu demissão e o caso foi encerrado na sexta-feira.
Musk herdou as contas quando assumiu o controle há mais de três meses e rapidamente implementou um estilo de gastos mais austero como já é sua “assinatura”. Sua carreira antes do Twitter incluiu empresas em crise financeira, como a Tesla Inc. quase ficando sem dinheiro. Ele gerenciou desafios financeiros passados, em parte pressionando fornecedores e vendedores quando a conservação de dinheiro era primordial.
“O que Elon Musk está fazendo é basicamente simular uma falência”, disse Van Conway, especialista em reestruturação que ajudou empresas em dificuldades por quase 40 anos. “Ele está levando um facão às suas custas.”
O Twitter e Musk não responderam aos pedidos de comentários da reportagem.
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Desde o final de outubro, o Twitter passou por mudanças dramáticas à medida que Musk correu para refazer uma empresa com histórico de perder dinheiro e cortar custos em meio a um recuo de anunciante e despesas de dívida relacionadas ao negócio. Ele cortou a equipe de forma brusca e disse, em seu perfil na rede social, que a empresa gastava US$ 13 milhões por ano em refeições de funcionários na sede da empresa.
Logo no início, o empresário afirmou que a empresa estava perdendo mais de US$ 4 milhões por dia e sugeriu que a falência era possível. Desde então, disse que a empresa está progredindo. “O Twitter ainda tem desafios, mas agora está tendendo ao ponto de equilíbrio se continuarmos assim”, declarou. Fonte: The Wall Street Journal (WSJ)