As bolsas de Nova York encerraram mistas o pregão desta quarta-feira, em dia marcado por volatilidade, após a ata do Federal Reserve (Fed) reforçar expectativa por novos aumentos de juros para controlar a inflação nos Estados Unidos.
Leia também
O índice Dow Jones encerrou a sessão em queda de 0,26%, a 33.045,09 pontos e o S&P 500 caiu 0,16%, a 3.991,05 pontos. Por outro lado, o Nasdaq avançou 0,13%, a 11.507,07 pontos, com apoio de Apple (+0,29%), após reportagem da Bloomberg informar que a empresa teve avanços na pesquisa para desenvolvimento de um sistema de monitoramento de glicose sanguínea. Já Amazon ganhou 1,28%, após a conclusão do processo de compra da One Medical.
De acordo com analistas do Citi, a ata do Fed não apresentou discussões sobre condições para pausa no aperto monetário e, pelo contrário, indicou a visão de “todos os dirigentes” de que aumentos contínuos nos juros devem ser necessários, reafirmando expectativas atuais do mercado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No documento, o Fed relatou que alguns dirigentes apoiaram inclusive uma elevação ainda maior em fevereiro, de 50 pontos-base, embora todos os membros com direito a voto tenham optado por alta de 25 pontos-base.
Com a divulgação da ata, as bolsas de Nova York perderam força. Mais cedo, o presidente da distrital do Fed em St. Louis, James Bullard, havia dito que a economia americana está “mais forte” do que antes previa, com um mercado de trabalho robusto.
“O descompasso entre o Fed e os mercados sobre como as taxas altas pode acabar e isso pode fornecer um impulso provisório para as ações”, avalia o analista Edward Moya, da Oanda.