• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Juros: taxas sobem com leitura negativa da pesquisa Focus

Por Denise Abarca

22/02/2023 | 18:50 Atualização: 22/02/2023 | 18:53

Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Os juros futuros estiveram em alta nesta sessão mais curta pós-carnaval, refletindo tanto o ambiente internacional quanto a leitura da pesquisa Focus, que trouxe piora nas medianas de IPCA.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mercado local ainda teve de se ajustar ao mau humor externo tanto de ontem quanto de hoje, com a perspectiva negativa sobre a condução da política monetária do Federal Reserve, hoje reforçada pela ata da reunião de fevereiro. Dado que a curva havia devolvido prêmios na semana passada, havia espaço para uma realização parcial de lucros.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 fechou em 13,39%, de 13,24% no ajuste de sexta-feira, e a do DI para janeiro de 2025 subiu de 12,52% para 12,66%. O DI para janeiro de 2027 terminou com taxa de 12,93%, de 12,83%, e a do DI para janeiro de 2029 avançou de 13,17% para 13,29%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A curva subiu praticamente em bloco, com o trecho intermediário um pouco mais pressionado que os demais, depois da forte deterioração nas expectativas de inflação de longo prazo no Focus. A mediana para 2023 subiu 10 pontos-base, para 5,89% e a de 2024, ano de destaque no horizonte de política monetária, variou menos, de 4,00% para 4,02%. Já a mediana de IPCA em 2025 disparou de 3,60% para 3,78%, ainda mais distante da meta central de 3,00%. A de 2026, ano que ainda não tem meta estipulada, disparou 20 pontos, para 3,70%.

“Além das incertezas no campo fiscal ou com relação ao atual nível de ociosidade da economia, as pressões do mundo político sobre o Copom – em especial do presidente Lula – geram um efeito negativo sobre as expectativas de inflação”, afirma a analista da Tendências Consultoria Luiza Benamor, que aponta ainda a expectativa de reoneração dos combustíveis como outro fator a justificar os movimentos.

As medianas para a Selic não acompanharam a piora das medianas de IPCA, com exceção da de 2026, que subiu de 8,50% para 8,75%. As previsões para o fim de 2023 (12,75%), fim de 2024 (10,00%) e fim de 2025 (9,00%) foram mantidas.

Nas mesas, a leitura combinada das trajetórias das medianas de IPCA e de Selic passa pela percepção de que, cedo ou tarde, a metas de inflação para 2024 e 2025 serão ajustada para cima e as de horizontes adiante, definidas em patamar mais elevado do que 3%, cabendo assim uma política monetária mais frouxa.

Publicidade

Do mesmo modo, o quadro da Focus também reflete as incertezas sobre o processo de trocas na diretoria do BC, na medida em que os mandatos dos atuais ocupantes forem vencendo.

O clima externo vem pesando desde ontem pelo pessimismo sobre a economia americana, dada a sinalização do Federal Reserve de que pode sacrificar a atividade em prol de colocar a inflação na meta de 2%. Os dirigentes da instituição já vinham alertando sobre isso nos últimos dias e hoje o recado foi endossado pela ata da reunião de fevereiro, antecipando que os aumentos contínuos de juros são apropriados para atingir os objetivos. A ata admite que “um crescimento abaixo da tendência seria necessário para reduzir a inflação” e traz ainda que alguns dirigentes defenderam aumento de 50 pontos-base no juro.

Depois da ata, o yield da T-Note de dez anos, que mais cedo rodava abaixo de 3,90%, voltava a 3,92% no fim da tarde e o petróleo acelerou a queda para mais de 3%, ajudando a reverter o ajuste em baixa do câmbio por aqui.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Boletim Focus
  • Conteúdo E-Investidor
  • Fechamento
  • Juros
  • taxas de juros
Cotações
10/02/2026 18h48 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 18h48 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street
Tempo Real
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em queda com balanços e volatilidade em Wall Street

As ações da British Petroleum (BP) pesaram negativamente em Londres, com queda de 6%; setor de luxo teve destaque positivo

10/02/2026 | 17h33 | Por Darlan de Azevedo
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024
Tempo Real
Dólar hoje fecha em alta após ter terminado última sessão no menor valor desde maio de 2024

O movimento da moeda americana foi marcado por ajuste técnico, em dia de divulgação do IPCA no Brasil

10/02/2026 | 17h15 | Por Beatriz Rocha
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll
Tempo Real
Ouro fecha em queda, em correção a ganhos recentes e à espera de payroll

Mercado também pondera sinalizações de dirigentes do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, sobre a trajetória dos juros

10/02/2026 | 16h27 | Por Isabella Pugliese Vellani
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê
Tempo Real
Bradesco BBI rebaixa recomendação da Cogna (COGN3) e reduz preço-alvo; confira por quê

Em relatório, os analistas Marcio Osako e Raphael Elage destacam que também revisaram as projeções para o setor de educação

10/02/2026 | 15h57 | Por Beth Moreira e Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador