O banco central da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês) manteve os juros básicos em 3,50% ao ano, de acordo com expectativas do mercado. Analistas consultados pelo Wall Street Journal já antecipavam a pausa no aperto monetário – que elevou as taxas por sete decisões seguidas – devido a piora nas condições econômicas sul-coreanas.
Leia também
Além disso, o BC sul-coreano reduziu suas estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,6% e da média da inflação para 3,5% em 2023. Em novembro do ano passado, o banco projetava avanço do PIB em 1,7% e da inflação em 3,6% neste ano.
O conselho do banco permanece dividido sobre futuras mudanças nas taxas, com alguns membros ainda pedindo mais aumentos nos juros para domar o crescimento dos preços. Atualmente, a inflação na Coreia do Sul está em torno de 5%, acima da meta de 2% do BoK, embora tenha reduzido em relação ao pico de 6,3% em julho de 2022.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por um lado, a economia do país está desacelerando rapidamente, com as exportações caindo devido à demanda fraca e o consumo privado enfraquecendo devido ao aumento dos custos de empréstimos. Por outro, um aperto monetário maior do que o esperado pelo Federal Reserve nos EUA pode pressionar o banco central da Coreia do Sul a aumentar os juros ainda mais para reduzir risco potencial de saídas de capital.
Fonte: Dow Jones Newswires