Os futuros de Nova York e as Bolsas da Europa operam, em sua maioria, em leve alta, enquanto o dólar opera próximo da estabilidade frente a uma cesta de principais moedas do Dollar Index (DXY), índice que compara a divisa norte-americana com outras moedas estrangeiras, e o petróleo avança 1,4%. Apesar do movimento de ontem e hoje, o ambiente ainda é de maior cautela, em meio às dúvidas em relação ao ritmo de aumento de juros nos Estados Unidos e à dinâmica de atividade econômica e inflação por lá. Portanto, qualquer sinalização ou novo dado econômico poderão mudar a dinâmica para os mercados.
Para os mercados, o fôlego limitado no exterior e as incertezas locais devem levar a uma abertura do Ibovespa também com pouca tração, enquanto as ações da Petrobras podem seguir com maior volatilidade.
Agenda econômica
Brasil: A agenda começa cedo com a divulgação da Pnad Contínua com a taxa de desemprego referente ao trimestre encerrado em dezembro. A mediana das estimativas prevê taxa de 7,9%. Em seguida, às 9h30, sai o resultado primário consolidado do setor público de janeiro. Às 14h30, o Tesouro Nacional divulga o Relatório Mensal da Dívida de janeiro. Na temporada de balanços, a Marcopolo divulgou resultados sólidos.
EUA: Serão divulgados o ISM/Chicago de fevereiro, às 11h45 e o índice de confiança do consumidor (Conference Board) ao meio-dia.
Europa: O Produto Interno Bruto (PIB) da França teve crescimento de 0,1% no quarto trimestre de 2022, segundo pesquisa final divulgada hoje. O resultado confirmou a estimativa anterior.