Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: com agenda exterior esvaziada, investidores se tornam para desoneração dos combustíveis

Os futuros de Nova York e as Bolsas da Europa operam, em sua maioria, em leve alta

Abertura de Mercado: com agenda exterior esvaziada, investidores se tornam para desoneração dos combustíveis
Foto: Envato Elements
O que este conteúdo fez por você?
  • >stá previsto para esta terça-feira (28) novo encontro do presidente Lula com Ministros e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates
  • As ações da Petrobras podem seguir com maior volatilidade

Os investidores deverão monitorar nesta terça-feira (28) as discussões sobre a volta da cobrança dos impostos federais sobre combustíveis, uma vez que a Medida Provisória (MP) com a isenção destes tributos expira hoje. Ainda sobre este assunto, está previsto para hoje novo encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ministros e o presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates. Por fim, na agenda, as atenções estarão voltadas para os dados de desemprego, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) Contínua, cuja mediana das estimativas prevê taxa em 7,9% no trimestre até dezembro.

Os futuros de Nova York e as Bolsas da Europa operam, em sua maioria, em leve alta, enquanto o dólar opera próximo da estabilidade frente a uma cesta de principais moedas do Dollar Index (DXY), índice que compara a divisa norte-americana com outras moedas estrangeiras, e o petróleo avança 1,4%. Apesar do movimento de ontem e hoje, o ambiente ainda é de maior cautela, em meio às dúvidas em relação ao ritmo de aumento de juros nos Estados Unidos e à dinâmica de atividade econômica e inflação por lá. Portanto, qualquer sinalização ou novo dado econômico poderão mudar a dinâmica para os mercados.

Para os mercados, o fôlego limitado no exterior e as incertezas locais devem levar a uma abertura do Ibovespa também com pouca tração, enquanto as ações da Petrobras podem seguir com maior volatilidade.

Agenda econômica

Brasil: A agenda começa cedo com a divulgação da Pnad Contínua com a taxa de desemprego referente ao trimestre encerrado em dezembro. A mediana das estimativas prevê taxa de 7,9%. Em seguida, às 9h30, sai o resultado primário consolidado do setor público de janeiro. Às 14h30, o Tesouro Nacional divulga o Relatório Mensal da Dívida de janeiro. Na temporada de balanços, a Marcopolo divulgou resultados sólidos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

EUA: Serão divulgados o ISM/Chicago de fevereiro, às 11h45 e o índice de confiança do consumidor (Conference Board) ao meio-dia.

Europa: O Produto Interno Bruto (PIB) da França teve crescimento de 0,1% no quarto trimestre de 2022, segundo pesquisa final divulgada hoje. O resultado confirmou a estimativa anterior.

 

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>