O que este conteúdo fez por você?
- Segundo levantamento da Ágora Investimentos, as ações da São Martinho foram os principais destaques do mês com uma alta de 8,8%
- Os papéis da Multiplan (MULT3) e da Natura (NTCO3) apareceram logo em seguida com valorizações de 5,8% e de 5,3%, respectivamente
Os resultados trimestrais das empresas referente ao quarto trimestre de 2022 – e divulgados neste mês – foram os responsáveis pelos principais ganhos das ações no Ibovespa, principal índice da B3, em fevereiro.
Leia também
De acordo com um levantamento da Ágora Investimento, o papel da da São Martinho (SMTO3) alcançou o posto de principal destaque do mês na Bolsa de Valores.
De acordo com o levantamento da Ágora Investimentos, a companhia conquistou uma alta de 8,8% no acumulado mensal. A valorização está baseada nas projeções positivas para a empresa nos próximos meses, principalmente, com a volta dos impostos sobre os combustíveis. “A volta dos impostos na gasolina deixa o etanol mais competitivo e isso melhora o resultado da São Martinho e do setor como um todo. O ganho é em cima de uma projeção futura”, diz Leonardo Alencar, head de Agro, Alimentos e Bebidas da XP.
Veja as cinco ações do Ibovespa mais rentáveis em fevereiro
Empresa |
Retorno em fevereiro
|
São Martinho (SMTO3) | 8,8% |
Multiplan (MULT3) | 5,8% |
Natura (NTCO3) | 5,3% |
TIM (TIMS3) | 4% |
Weg (WEGE3) | 3% |
Fonte: Ágora Investimentos |
Logo em seguida, apareceram as ações da Multiplan (UGPA3), mas desta vez com uma valorização de 5,8% no acumulado mensal. O destaque acontece, principalmente, em virtude dos resultados do quarto trimestre do ano passado. Isso porque a empresa teve uma expansão de margem no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 73% com o gerenciamento das despesas operacionais. Além disso, apresentou uma alta de 12% no lucro líquido em comparação ao mesmo período de 2021.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Mesmo com eventos externos que afetaram negativamente o fluxo dos empreendimentos (eleições e Copa do Mundo), as Vendas nas Mesmas Lojas (SSS) cresceram 10,9% na comparação anual, com destaque para os segmentos de serviços e alimentação”, destaca Caio Nabuco de Araújo, analista da Empiricus Research.
Já as ações da Natura (NTCO3) encerraram fevereiro com uma valorização de 5,3% no acumulado mensal, conquistando espaço entre as cinco maiores alta do Ibovespa. Na avaliação da Ágora Investimentos, a valorização tem relação com as notícias sobre o processo de venda Aesop para um player global que deve ser finalizado entre março e abril. A conclusão da venda ajudaria a companhia a reduzir a dívida bruta do grupo em torno de R$ 11,5 bilhões.
“A Aesop é um marca de beleza australiana voltada para o segmento de luxo, que foi comprada pela Natura em 2013, e é o negócio que cresce a taxas mais aceleradas respondendo por cerca de 6% das receitas do grupo”, afirmaram os analistas em relatório ao E-Investidor.
Essas mudanças devem simplificar a linha de negócios da companhia, o que pode favorecer os resultados operacionais da empresa nos próximos anos. “A simplificação de negócios e a definição de um caminho mais “claro” de onde a empresa deve extrair valor tornaram o fundamento da empresa mais racional”, diz Felipe Cima, operador de renda variável da Manchester Investimentos.
A TIM (TIMS3) também teve destaque neste mês de fevereiro ao anunciar a intenção de pagar cerca de R$ 2,3 bilhões em proventos em 2023. Os planos da companhia foram revelados no dia 14 de fevereiro quando apresentou ao mercado o seu plano estratégico para os anos de 2023 a 2025.
Publicidade
No documento, a empresa não detalhou qual será a proporção das quantias referentes ao juros sobre capital próprio (JCP) e de dividendos. No entanto, a intenção já foi o suficiente para animar os investidores.
Nos pregões do dia 17 e 22 de fevereiro, quando o mercado pode repercutir o plano estratégico, as ações da companhia fecharam com ganhos de 0,58% e de 1,89%, respectivamente. A boa performance ajudou a empresa de telecomunicações a encerrar o mês de fevereiro com uma alta acumulada de 4%.
“A empresa também anunciou sua nova CFO, Andrea Viegas, que atualmente ocupa o cargo de Controller na TIM Brasil e tem mais de 20 anos no setor de Telecom, sendo 17 no Grupo TIM exercendo diversas funções. Todos esses anúncios contribuíram para a alta do papel no mês”, informou a Ágora.
Já a Weg (WEGE3) fechou o mesmo período com uma valorização de 3%.
Publicidade