As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quinta-feira, com investidores mostrando cautela antes de novos dados de inflação da zona do euro, num momento de preocupação sobre a trajetória dos juros na região e nos EUA. Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,21%, a 456,71 pontos.
Leia também
Logo mais, a Eurostat irá divulgar números preliminares da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro. A expectativa é de que a taxa anual do CPI tenha nova desaceleração em fevereiro, mas com estabilidade do núcleo do índice. Também hoje, o Banco Central Europeu (BCE) divulga ata de sua última reunião de política monetária.
No começo de fevereiro, o Banco Central Europeu (BCE) elevou seus juros básicos em 50 pontos-base e previu um aumento da mesma magnitude para o encontro deste mês. Ontem, o dirigente do BCE e presidente do BC alemão (Bundesbank), Joachim Nagel, disse que talvez “mais altas significativas de juros sejam necessárias depois de março”. Os juros dos EUA também seguem no radar.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ontem, operadores aumentaram apostas de que o juro básico americano poderá ficar próximo de 6% até o fim do ano, na esteira de novos sinais de inflação. No noticiário corporativo, destaque para a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), que superou expectativas de lucro e receita no último trimestre de 2022, mas registrou uma inesperada queda nos volumes vendidos.
No horário acima, a ação da maior cervejaria do mundo – e controladora da Ambev no Brasil – tinha baixa de 1,8% na Bolsa de Bruxelas. Às 6h40 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,30%, a de Paris recuava 0,48% e a de Frankfurt cedia 0,57%. Já as de Milão e Madri tinham perdas de 0,48% e 0,43%, respectivamente. Exceção, a de Lisboa subia 0,20%.