• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Previdência privada: conheça o plano instituído corporativo

A modalidade pode beneficiar a todos e acompanha a realidade das novas relações de trabalho

Por Equipe de Previdência da Sinqia

07/03/2023 | 12:47 Atualização: 07/03/2023 | 12:47

Receba esta Coluna no seu e-mail
A previdência pode ter qualquer plano futuro como objetivo final. Começar o quanto antes permite escolher o plano mais rentável. (Fonte: Pexels)
A previdência pode ter qualquer plano futuro como objetivo final. Começar o quanto antes permite escolher o plano mais rentável. (Fonte: Pexels)

No último trimestre de 2022, o mercado de previdência complementar foi impactado com a criação do plano instituído corporativo. Até agora, era conhecido por todos os planos patrocinados – em que os empregados da empresa patrocinadora podem aderir, sendo que a empresa realiza aportes/contribuições a favor dos participantes – e os planos instituídos – onde pessoas vinculadas aos empregados podem aderir, e a patrocinadora não precisa realizar aportes.

Leia mais:
  • Previdência privada: conheça o plano instituído corporativo
  • Tesouro RendA+, PGBL ou VGBL: o que é melhor para a aposentadoria?
  • Veja quanto é preciso investir para ter uma aposentadoria de R$ 10 mil
Cotações
11/02/2026 22h14 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 22h14 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), desde 2008 não se observa o crescimento ou mesmo a criação de planos patrocinados, possivelmente pela inflexibilidade do setor, como obrigar contribuições da patrocinadora em prol dos empregados.

Os planos instituídos corporativos chegaram para promover a inclusão, já que podem ser oferecidos aos empregados de empresas de um mesmo grupo econômico, e também por outras razões sociais ligadas a elas, como fornecedores, prestadores de serviços, etc. Ou seja, se a patrocinadora “A” possui um plano, outras empresas ligadas a ela podem oferecer o mesmo plano. Outro diferencial é que a empresa que oferece o plano instituído corporativo não é obrigada a fazer os aportes aos seus participantes, como nos planos patrocinados, por exemplo, onde essa situação é mandatória.

Publicidade

A modalidade pode beneficiar a todos e acompanha a realidade das novas relações de trabalho, muito mais inclusiva. Para os beneficiados, ele se diferencia por sua abrangência, já que pode ser oferecido por entidades de classe a todos os seus funcionários e dependentes. A inclusão de dependentes é algo visto com muito bons olhos pelos seus participantes, afinal de contas, quem não quer resguardar seus familiares fazendo uma poupança futura? Outra vantagem é que seus participantes podem usufruir de benefícios tributários, ou seja, dedução de até 12% da renda tributável anual, além da opção pela modalidade da tabela regressiva de Imposto de Renda.

Para as empresas, o principal ganho está na ausência da burocracia atrelada à criação e oferta de um novo plano. Além disso, por reduzir a burocracia, o mercado está otimista com a expectativa que mais empresas ampliarão o leque de opções aos seus empregados, que hoje, em sua maioria, têm acesso apenas aos planos de previdência oferecidos pelas instituições financeiras. O mercado já vem se adaptando a essa nova modalidade de plano que, aos poucos, vai ganhando força com o empresariado. Com isso, as empresas podem ficar tranquilas, já que a proposta é apenas ampliar o acesso aos planos já existentes a outras empresas ligadas à “principal”.

Por trazer mais flexibilidade do que os planos patrocinados, existe a expectativa de que o plano instituído corporativo incentive mais empresários e lideranças a oferecer o benefício aos seus empregados. A Abrapp projeta que, em dois anos, o número de empresas patrocinadoras reunidas na previdência complementar fechada aumente de 3.500 para 7 mil. Tratando-se dos 53 milhões de assalariados atuando em 5,4 milhões de empresas existentes no Brasil – segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – a projeção da Abrapp parece pequena, porém, é o pontapé inicial para oferecer a um maior número de pessoas a expectativa de um futuro mais seguro.

*Por Renata Coutinho, COO de previdência na Sinqia; Jefferson Gisi, Head de BPO de Previdência na Sinqia; e Renata Tognozzi, coordenadora de negócios na Sinqia

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Aposentadoria
  • Conteúdo E-Investidor
  • Plano de Previdência
  • Previdência privada

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde histórico após payroll nos EUA e falas de Galípolo

  • 2

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 3

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 4

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 5

    IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Espaço do Especialista em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Colunas
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta
Marcelo Toledo
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta

Queda do IPCA abre espaço para cortes na Selic, mas desafios estruturais seguem no radar

11/02/2026 | 16h25 | Por Marcelo Toledo
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA
Thiago de Aragão
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA

A operação de basis sustenta a liquidez dos Treasuries, mas alavancagem elevada e novas regras podem virar risco sistêmico

11/02/2026 | 14h23 | Por Thiago de Aragão
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Luciana Seabra
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB

Caso do Banco Master expõe riscos ignorados em CDBs e reforça a importância de entender crédito privado antes de investir

10/02/2026 | 14h43 | Por Luciana Seabra

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador