O que este conteúdo fez por você?
- Para abrir uma conta poupança, é necessário apenas a apresentar documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência
- Sua remuneração é regulamentada por lei e corresponde até 0,5% de juros ao mês, a depender da variação da Selic.
Em definição simplificada, a conta poupança é uma conta específica para guardar dinheiro, diferente da conta corrente, que é mais utilizada para receber salário e fazer pagamentos. Regulada pelo Banco Central, a também chamada caderneta de poupança foi criada justamente com o objetivo de poupar dinheiro e permite apenas movimentações básicas: 2 saques, 2 transferências e 2 extratos por mês.
Leia também
Nesta matéria, o E-Investidor responde algumas das principais dúvidas referentes a conta poupança.
Como funciona sua remuneração?
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A remuneração é regulamentada por lei e corresponde até 0,5% de juros ao mês, a depender da variação da Selic, calculados sobre os valores depositados, acrescida da variação da Taxa Referencial (TR). Os valores mantidos em conta por menos de um mês não são remunerados e, quanto mais tempo você deixar o valor aplicado, maiores serão os seus rendimentos.
A poupança possui taxa?
Não. Os bancos não cobram qualquer taxa ou tarifa dos clientes que possuem apenas a conta poupança.
Como abro uma conta poupança?
Publicidade
É necessário apresentar documento de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Não é necessário comprovar renda para abri-la.
E se eu quiser encerrar a conta?
Nesse caso, basta retirar todo o valor da conta e informar o encerramento para a agência.
Saiba mais sobre a conta poupança
Publicidade
O Banco Central informou que os brasileiros estão ‘fugindo’ da poupança, em meio ao contexto de juros elevados, economia com ritmo fraco de crescimento, inflação e aumento do endividamento da população. Para saber mais, leia esta reportagem.
Em contrapartida, foi divulgado que a poupança rendeu ainda mais do que o Ibovespa em 2022, que registrou uma rentabilidade de 7,9% no ano. Confira detalhes aqui.