O Ibovespa é o principal índice da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Ele é considerado um dos principais termômetros da economia do País, junto à taxa Selic, aos indicadores inflacionários e ao dólar.
Leia também
Criado em 1968, o Ibovespa acompanha de perto o desempenho dos papéis das empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Ele funciona como uma carteira teórica de ativos, composta por ações e units de ações (ativos formados por mais de uma classe de valores mobiliários), que correspondem a 85% das negociações ocorridas no período de referência.
A cada quadrimestre, mais especificamente na primeira segunda-feira de janeiro, maio e setembro, ocorre uma atualização da carteira. O rebalanceamento envolve a adição ou exclusão de papéis, com base em alguns critérios estabelecidos pela B3. Entre eles, está a exigência da ação não ser uma penny stock, ou seja, para entrar no Ibovespa o ativo precisa ter uma cotação acima de R$ 1.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Outro fator importante para a inclusão é a participação em, no mínimo, 95% dos pregões dos últimos 12 meses, além do alcance de volume financeiro maior ou igual a 0,1% no mercado à vista durante o mesmo período.
Se uma empresa, durante a vigência da carteira, passar a ser listada em situação especial, como recuperação judicial ou extrajudicial, intervenção e regime especial de administração temporária, ela é excluída do índice ao final de seu primeiro dia de negociação nesse enquadramento. Foi justamente isso que aconteceu com a Americanas (AMER3) no dia 20 de janeiro, após a varejista ter sua recuperação judicial autorizada pela Justiça.
Ao todo, o índice atualmente é composto por 88 ações diferentes, entre elas Vale (VALE3), Eletrobras (ELET3), Petrobras (PETR3/PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3).
Por sua importância, o Ibovespa é acompanhado de perto pelo mercado financeiro. O crescimento do indicador pode significar uma melhora na saúde econômica do País, com estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.
Publicidade