• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Saiba o que pensam mulheres que fazem a diferença no mercado financeiro

Evento reúne a primeira economista-chefe negra do País, vanguardista do ESG e gestora de fundos do mercado

Por Jenne Andrade

27/03/2023 | 13:12 Atualização: 27/03/2023 | 16:48

"Tentei achar aliados nos lugares em que eu estava", disse Laiz. Foto: Divulgação/Brasilprev
"Tentei achar aliados nos lugares em que eu estava", disse Laiz. Foto: Divulgação/Brasilprev

Quem foi o primeiro homem branco economista-chefe do Brasil? Essa informação é bastante complexa de ser encontrada, até porque não é nenhuma novidade na Faria Lima ver um homem branco sentado em uma cadeira de liderança dentro do mercado financeiro. O pioneiro nessa posição, certamente, ocupou a posição há muitas décadas.

Leia mais:
  • Laiz Carvalho: “O brasileiro não está preparado para o futuro”
  • Mercado financeiro: CEOs mulheres falam sobre os desafios de empreender
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já a primeira mulher negra economista-chefe do País estava nesta segunda-feira (27), na Arena B3 (SP), participando do Young Women Summit, evento promovido pela Fin4She e Anbima, em parceria com o E-Investidor. Na plateia, mais de 100 convidadas, entre profissionais seniores, juniores e estudantes de áreas correlatas ao mercado financeiro.

Laiz Carvalho rompeu esse jejum incômodo quando se tornou economista-chefe da BrasilPrev, em julho de 2020. Hoje, a especialista é economista-chefe do BNP Paribas e discursou sobre os desafios de ser a primeira mulher negra nesta posição no painel “Pioneirismo: a importância de ter coragem para impor a sua voz e mudar a realidade”, o primeiro do Young Women Summit.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nesse mercado muito masculinizado e elitista, quando temos uma reunião e eu entro como economista-chefe, as reações são bem problemáticas. Sempre tenho que falar mais, dar mais dados, mostrar que eu sou melhor, porque eles estão esperando um homem branco, de cabelo branco”, afirma Carvalho, durante o evento.

Formada em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Carvalho entrou no mercado em 2010 e ali já era pioneira dentro do seu núcleo familiar: a primeira a concluir a graduação e também a primeira a sair de um ciclo de violência familiar. Para subir até a liderança econômica, foi encontrando pessoas que poderiam encurtar o caminho.

“Quando chegava em um lugar, a primeira coisa que eu fazia era levantar a cabeça e olhar para os lados. Primeiro, para achar pessoas iguais a mim e depois para achar pessoas que estão onde eu gostaria de estar”, diz a economista. “Tentei achar aliados nos lugares em que estava, eu era muito sem timidez, chamava para tomar um café e falava: ‘olha, te admiro muito, tem um conselho?’.”

Junto com Carvalho, outras três pioneiras do mercado financeiro dividiam o microfone durante o painel: Marina Cançado, co-CEO da Future Carbon, Vivian Lee, sócia e CIO dos Fundos de Crédito da Ibiuna e Lucy Pamboukdjian, especialista de mercado de capitais, ESG e diversidade, que fez a mediação da conversa.

Inspirações

Cançado foi uma das primeiras executivas atuantes no mercado ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança), falou sobre a importância de olhar para um futuro sustentável e como foi estruturar essa agenda ainda em meados de 2010 quando fundou a Tellus, empresa que criava soluções para governos.

Publicidade

Depois, ela ajudou a idealizar o programa de educação financeira do Bolsa Família, estruturou a área de sustainable wealth da XP e por fim, se tornou CEO da Future Carbon – empresa focada em direcionar capital para a geração de créditos de carbono.

“Minha trajetória não foi óbvia. Parti de um lugar de consciência de que gente precisa do capital para lidar com os desafios da sociedade e como fazer isso. Todos os passos na minha carreira se moldaram na direção de responder essa pergunta”, afirma Cançado. Para o futuro, a executiva pioneira do ESG propõe uma grande reflexão.

“Precisamos nos dar conta do momento histórico em que estamos. O mundo vai mudar mais nos próximos 10 anos do que nos últimos 100 anos. Tem muita coisa mudando e são peças estruturais. Tente formar sua visão sobre as coisas e entenda quais são as forças que estão moldando os próximos anos”, ressalta a co-CEO da Future Carbon.

Lee, por sua vez, está em uma das posições em que a quantidade de mulheres é muito mais rara, que é a gestão de investimentos. O conselho da gestora que iniciou no mercado em 2001 para as novas profissionais do segmento financeiro é nunca ficar na zona de conforto. Ela passou pela área de produtos, modelagem, até chegar na gestão de fundos de crédito na Itaú Asset. Em 2020, no mesmo ano em que perdeu a mãe, começou a empreender na Ibiúna.

Publicidade

“Obviamente eu faço o que eu amo, gosto muito do que eu faço, mas no começo da minha carreira eu não tinha certeza do que eu queria. Mas eu era movida por desafio intelectual, nunca fiquei confortável”, afirma Lee.

De todas as três executivas, que possuem vivências e histórias diferentes, a dica comum para as novatas no mercado financeiro é não deixar o ambiente – que tende a ser bastante masculino – moldar o comportamento. Em outras palavras, não é preciso copiar o estilo de gestão dos homens para conseguir ser uma grande líder.

“É o clube do bolinha, tem o happy hour deles, que você não vai ficar sabendo, eles não vão te chamar”, afirma Carvalho. “Não se deixe levar pela caixinha que o mercado financeiro quer que você ocupe. Eu achava que eu tinha que me misturar ao ambiente, ser mais parecida possível com o ambiente. Deixei de ser eu por anos.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Anbima
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversidade
  • Mercado financeiro
Cotações
30/01/2026 8h32 (delay 15min)
Câmbio
30/01/2026 8h32 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    XP, BTG e Nubank são alvo de ação judicial no caso Master; promotoria vai analisar

  • 2

    Selic a 15%: como investir em juros altos sem travar a carteira no curto prazo

  • 3

    Ibovespa hoje renova recorde em dia de decisão de juros no Brasil e nos EUA

  • 4

    Ibovespa bate recordes em 2026 com entrada de capital gringo; movimento deve continuar?

  • 5

    "Banco do Brasil é sólido. Só está passando por um período difícil", diz Inter Asset

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para servidoras públicas em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para servidoras públicas em 2026?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: passo a passo para se inscrever no programa
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: passo a passo para se inscrever no programa
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professoras em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professoras em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (29)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (29)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: o que é preciso para manter a bolsa?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: o que é preciso para manter a bolsa?
Imagem principal sobre o 5 requisitos que você precisa cumprir se quiser antecipar o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
5 requisitos que você precisa cumprir se quiser antecipar o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: veja o calendário completo
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: veja o calendário completo
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: é preciso se inscrever no programa para receber o benefício?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: é preciso se inscrever no programa para receber o benefício?
Últimas: Comportamento
Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda
Comportamento
Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda

Produtos oferecem benefícios em viagens e pontos atrativos aos clientes, mas podem sair caros

30/01/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
Cartões de alta renda se multiplicam nos bancos; compare anuidade, benefícios e pontos
Comportamento
Cartões de alta renda se multiplicam nos bancos; compare anuidade, benefícios e pontos

Produtos oferecem pontuações atrativas e benefícios para viagens, como acesso a salas VIP e concierge

30/01/2026 | 05h30 | Por Beatriz Rocha
‘Já vimos esse filme antes’: Ray Dalio alerta para erosão da ordem monetária global
Comportamento
‘Já vimos esse filme antes’: Ray Dalio alerta para erosão da ordem monetária global

Após estudar 500 anos de ciclos econômicos, fundador da Bridgewater vê dívida, conflitos políticos e disputa de poder corroendo o sistema global

29/01/2026 | 17h17 | Por Sheryl Estrada, da Fortune
IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?
Comportamento
IPTU 2026: quem paga a conta, proprietário ou inquilino?

Entenda o que diz a lei, como os contratos tratam o imposto e quais são os riscos quando o pagamento atrasa

24/01/2026 | 05h30 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador