O conglomerado MRV&Co – que reúne as empresas imobiliárias MRV (MRVE3), Resia, Luggo e Urba – divulgou relatório operacional em que mostra crescimento das vendas e redução dos lançamentos no começo do ano.
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O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de R$ 1,819 bilhão no primeiro trimestre de 2023, o que representa alta de 4,3% ante o mesmo período de 2022. Já os lançamentos consolidados foram de R$ 982 milhões, recuo de 43,6% na mesma base de comparação.
A MRV – braço que reúne as operações da marca MRV no Minha Casa Minha Vida (MCMV) e da marca Sensia, mais focada no mercado de médio padrão – apresentou o melhor primeiro trimestre de vendas líquidas da história.
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A MRV teve vendas líquidas de R$ 1,801 bilhão, avanço de 20,5% na comparação anual. A velocidade de vendas atingiu a marca de 22%, crescimento de 2 pontos porcentuais. O valor médio dos apartamentos comercializados foi de R$ 218 mil, alta de 24,8%. Já os lançamentos da MRV ficaram em R$ 637 milhões, baixa de 38,7%.
Na sua apresentação de resultados, o grupo afirmou que o resultado de vendas da MRV no trimestre foi fruto da maior assertividade da estratégia comercial, além de uma presença dominante em diversas praças importantes fora de São Paulo e Rio de Janeiro. A companhia também citou mudanças recentes do MCMV que ajudaram a tornar a aquisição mais acessível aos consumidores.
A Luggo – braço dedicado à construção de apartamentos para locação e posterior venda do prédio inteiro a investidores – não teve lançamentos, nem vendas no primeiro trimestre.
A Urba – braço de loteamentos residenciais – teve vendas de R$ 19 milhões, queda de 29,8%. Os lançamentos foram de R$ 52 milhões, crescimento de 4,3 vezes.
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Por fim, a Resia – braço similar à Luggo, com atuação nos Estados Unidos – teve um lançamento no primeiro trimestre, no valor de R$ 293 milhões, recuo de 57,6%. Esta unidade não teve vendas.