Quando se fala em seguros, o termo franquia é bastante importante. Ela representa o valor que o segurado precisa pagar para ter direito a sua indenização e funciona como uma assistência financeira à seguradora. Para saber mais detalhes sobre a condição, consulte esta matéria.
Leia também
No mercado, existem diferentes tipos de franquia, que acabam influenciando no valor do seguro. Dessa forma, conhecer cada modalidade ajuda a pessoa a tomar uma melhor decisão ao fechar o contrato. Confira abaixo os principais exemplos:
Franquia Normal
A mais comum do mercado. Ela apresenta uma quantia fixa, especificada na apólice do seguro, que deve ser paga pelo segurado quando ocorrem danos a um determinado bem, como um carro.
Franquia Isenta
Tipo pouco comum, adotado por um menor número de seguradoras. Nele, o segurado não precisa arcar com nenhum custo em relação aos reparos, nem mesmo em casos de danos parciais. Por esse motivo, seguros que trazem uma franquia isenta acabam sendo mais caros.
Franquia Reduzida
Nessa modalidade, como o próprio nome sugere, o segurado paga um menor valor na franquia, podendo chegar a 50% da quantia da versão básica. No entanto, para compensar, o preço do seguro costuma ser mais alto.
Franquia Majorada
Ao contrário da reduzida, a franquia majorada oferece um valor acima da modalidade normal, o que reduz o preço do seguro. Em casos de apólices para carros, ela acaba sendo indicada para motoristas que dirigem menos ou têm uma direção defensiva, já que eles correm menos riscos de precisar arcar com danos no veículo.