O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (17). Às 15h48, o principal índice da B3 recua 0,48%, aos 105.767,73 pontos, oscilando entre máxima a 106.829,81 pontos e mínima a 105.622,91 pontos.
Leia também
O movimento ocorre após a apresentação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024. No dia, investidores também monitoram os novos rumos do arcabouço fiscal, que deve ser enviado ao Congresso Nacional nesta semana.
Em entrevista à Globonews, o deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara, informou que o projeto deve ser entregue pelo Executivo na terça-feira (18). Já Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse que o texto pode atrasar e ser enviado na quarta-feira (19).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nos Estados Unidos, dados econômicos mais fortes do que o esperado sinalizam um possível novo aumento de juros por parte do Federal Reserve (Fed) em maio. Segundo o monitoramento do CME Group, há 87,4% de chance de uma alta de 0,25 pp na próxima reunião.
Na sexta-feira (14), o Ibovespa fechou em alta de 0,40%, aos 106.279,37 pontos, acumulando uma valorização de 4,32% no mês.
O que é o Ibovespa?
O Índice Ibovespa é um dos principais termômetros da economia brasileira, ao lado das taxas Selic, dos indicadores inflacionários e do dólar. Por essa razão, é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, investidores e imprensa especializada.
O Ibovespa reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil e, por consequência, a saúde econômica do País, assim tendo um impacto direto na vida dos brasileiros. O crescimento do indicador pode significar um aumento da confiança na economia e um estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.
Publicidade