O Ibovespa opera em queda nesta quarta-feira (03), às 10h20, chegando aos 101.752,44 pontos, após baixa de 0,17%. A decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) sobre a taxa de juros do país virá às 15h. A expectativa é de um aumento de 0,25 ponto percentual nos Fed Funds.
No Brasil, os impactos da decisão sobre a taxa de juros devem ser precificados somente amanhã, uma vez que a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) ocorrerá após as 18h30. A expectativa é de manutenção da taxa de juros inalterada em 13,75%.
O destaque corporativo vai para Light (LIGT3), com o empresário Nelson Tanure comprando ações da da companhia nos últimos dias. Ele pretende, segundo disseram fontes ao Broadcast, fazer novas compras para alcançar um patamar superior a 5%, aproveitand0 o preço do ativo, que caiu 24,4% esse ano. Tanure vem travando batalhas judiciais sobre seu posicionamento em empresas, como na Gafisa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.