As bolsas de Nova York devem abrir em alta nesta sexta-feira, conforme sinalizam os índices futuros, à medida que ações de bancos regionais americanos se recuperam parcialmente de dramáticos tombos recentes, no pré-mercado, e na esteira de dados melhores do que o esperado do mercado de trabalho dos EUA. A Apple também contribui para o tom positivo, após surpreender com seu último balanço trimestral.
Leia também
Às 10h17 (de Brasília), no mercado futuro, o Dow Jones subia 0,73%, o S&P 500 avançava 0,88% e o Nasdaq tinha ganho de 0,68%.
Nos negócios do pré-mercado, a ação do PacWest Bancorp, a maior vítima das últimas tensões no setor bancário dos EUA, saltava 30,3% no horário acima, depois de despencar mais de 50% ontem, no mercado à vista. Os papéis de outros bancos regionais também revertiam parte das perdas recentes, caso do Western Alliance (+26,4%) e do First Horizon (+5,7%).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em carta à SEC (a CVM dos EUA), a American Bankers Association (ABA) pediu medidas contra o que classificou de manipulação de mercado e práticas abusivas de vendas a descoberto, após a queda mais recente dos mercados acionários de Nova York. Ontem, Wall Street acumulou perdas pelo quarto pregão consecutivo em meio à turbulência bancária.
“Desde as duas falências bancárias de março, alguns de nossos membros vivenciaram significativas vendas a descoberto de suas (ações) que não parecem refletir a situação financeira dos emissores ou as condições gerais do setor – na verdade, as vendas a descoberto vieram após balanços relativamente favoráveis de alguns dos bancos em questão e de instituições semelhantes”, diz a carta da ABA, elaborada pelo seu CEO, Rob Nichols.
A Apple, que ontem superou expectativas de lucro e receita com vendas recordes do iPhone, era outro destaque on pré-mercado. No horário já citado, sua ação tinha alta de 2,5%.
Investidores também digerem o último relatório de emprego dos EUA, conhecido como payroll. O documento mostrou a criação de 253 mil postos de trabalho em abril, número que superou as expectativas, e uma inesperada queda na taxa de desemprego, a 3,4%. Por outro lado, houve revisão para baixo no total de empregos gerados em março e fevereiro. Já os salários avançaram mais do que o previsto no mês passado.
Publicidade
Logo após o payroll, as chances de manutenção dos juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em sua próxima reunião, em junho, diminuíram um pouco, mas continuaram próximas de 90%, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.
Na quarta-feira (03), o Fed elevou seus juros básicos em 25 pontos-base, como era amplamente esperado, e sinalizou que o ciclo de aumento das taxas, iniciado em março do ano passado, pode ter chegado ao fim.