Os maiores bancos de Wall Street, como JPMorgan Chase, Goldman Sachs e Morgan Stanley, estão apostando nas operações quantitativas: os QIS – estratégias de investimento quantitativo -, que fazem parte da desmistificação das altas finanças. Tanto que essas operações já comandam cerca de US$ 370 bilhões em ativos, segundo a consultoria Albourne Partners.
Os QIS não são fundos. São swaps ou notas estruturadas que os bancos empacotam para vender o que o cliente deseja, como produtos que podem vender com as informações das estratégias de trades internas.
Estas operações tentam seguir os padrões de mercado de pesquisas, tendências e ativos que seguem a mesma direção. Os QIS são transparentes e revelam exatamente como funcionam para o investidor, além de ter um custo baixo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De acordo com dados Premialab, 61% das 4 mil estratégias de 2022 ganharam dinheiro com as ações, e foram criados mais de 1 mil novos QIS. No entanto, alguns estudos apontam que os QIS podem não ter muita vantagem sobre os benchmarks tradicionais e não têm muita diversificação, o recurso também necessita de um monitoramento mais cuidadoso e uma estratégia mais simplificada.