- Foi liberada nesta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023
- A Receita não disponibiliza a informação precisa de em qual lote uma pessoa receberá o valor, mas leva em conta alguns fatores para estabelecer quem terá acesso ao dinheiro com prioridade
A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. No total, R$ 7,5 bilhões serão destinados a mais de 4 milhões de contribuintes, que podem checar a informação por meio do site do próprio órgão ou pelo menu “Meu Imposto de Renda”, disponível no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal).
Leia também
Quando o contribuinte não estiver apto a receber o dinheiro no primeiro lote, a seguinte mensagem aparecerá na tela: “Esta declaração se encontra em Fila de Restituição aguardando a disponibilidade do crédito da restituição no banco”. Nesse caso, o recurso será liberado nos próximos lotes, que se estendem até setembro.
Confira o calendário de pagamentos:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
A Receita não disponibiliza a informação precisa de em qual lote um contribuinte receberá o valor, mas leva em conta alguns fatores para estabelecer quem terá acesso ao dinheiro com prioridade. Na frente da lista estão aqueles com prioridade legal e os que ganharam prioridade por usar a declaração pré-preenchida ou por optar pelo Pix na hora de receber a restituição.
Logo atrás estão os contribuites que entregaram a declaração com antecedência e não tiveram nenhum problema com a Receita Federal. Quem caiu na malha fina, por exemplo, e precisou retificar a declaração vai para o final da fila.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Se o contribuinte não enviou o documento até agora, faltando uma semana para o fim do prazo, provavelmente ele receberá a restituição apenas no último lote, que será pago em setembro. Quem cair na malha fina e não conseguir corrigir o documento no ano fiscal precisará esperar pelos lotes residuais que serão pagos em 2024.
Quem vai receber a restituição no primeiro lote?
Nesse primeiro lote de 2023 irá receber o dinheiro quem que já enviou a declaração e possui prioridade legal, como idosos acima de 80 anos, aqueles entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além dos contribuintes com prioridade legal, 204.020 vão receber o valor no primeiro lote pois utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix, uma novidade do Imposto de Renda em 2023.
Para quem ficou de fora, agora vale conferir a informação a cada vez que a Receita liberar a consulta ao lote, o que acontece geralmente uma semana antes da data do pagamento. A informação sobre o segundo lote, por exemplo, deve ser disponibilizada no próximo mês, antes do dia 30 de junho.
Para verificar a situação da restituição, basta acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
Publicidade