• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Por que a Speedo vai na contramão das grandes varejistas da B3

Empresa prevê crescer 30% este ano

Por Fabrizio Gueratto

25/05/2023 | 15:12 Atualização: 25/05/2023 | 15:12

Receba esta Coluna no seu e-mail
Roberto Jalonetsky, diretor-geral da Speedo Foto: divulgação
Roberto Jalonetsky, diretor-geral da Speedo Foto: divulgação

O varejo está ocupando o noticiário econômico com notícias negativas diariamente. Desde a descoberta da dívida bilionária das Americanas, que afetou também o mercado de crédito privado, outros grandes players não param de reportar resultados ruins. O prejuízo de Magazine Luiza no primeiro trimestre de 2023 (mais de R$ 300 milhões), o endividamento das lojas Marisa, a recuperação judicial da Amaro e o fechamento de lojas de diversas outras empresas não mostram um cenário promissor.

Leia mais:
  • Há uma nova ameaça para Magazine Luiza, Via e outras varejistas
  • Queda no lucro da Petrobras é culpa do governo?
  • Como lucrar até 70% investindo em imóveis
Cotações
19/10/2025 8h09 (delay 15min)
Câmbio
19/10/2025 8h09 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, uma das marcas mais tradicionais do setor esportivo, que cresceu 18% no ano passado, se prepara para elevar seu faturamento em 30% neste ano. Estou falando da Speedo, que completa 45 anos no Brasil e deve seguir na contramão do setor.

Algo que ajuda a explicar a solidez de muitas empresas que possuem décadas de existência é que elas permanecem sob o mesmo comando, com uma atuação que traz solidez e segurança ao mercado de forma geral. Vale lembrar de outras empresas que foram vendidas e recompradas pelos seus fundadores, como é o caso de Chilli Beans e Wise UP. Ninguém conhece tanto o negócio quanto a pessoa que o criou do zero.

Publicidade

Mas o que me deixou curioso foi que, se a Speedo já detém mais de 80% do mercado de esportes aquáticos, como ela tem conseguido crescer constantemente nos últimos anos em um ritmo acelerado enquanto o varejo vem se retraindo?

Para entender um pouco mais, entrevistei o Roberto Jalonetsky, diretor-geral da empresa:

Assim como o mercado de aviação, em que muitas empresas deixam de existir e novas surgem, se olharmos a história do varejo, não é muito diferente. Como você enxerga o atual cenário?

O que faz uma empresa morrer não é a crise, mas sim a falta de visão,  planejamento e inovação. O varejo vai sobreviver a esta crise e as próximas 10 que virão, até porque este é um pouco do cenário brasileiro, talvez nas últimas décadas ou mais.

Publicidade

A Speedo está há 45 anos no Brasil porque a marca buscou desde o início acompanhar a evolução de mercado e consequentemente os hábitos e perfil de seus consumidores, reinventando-se sem perder o foco. Os altos e baixos no Brasil relacionados à política, economia ou até mesmo a concorrência no setor em que atuamos não nos desmotiva ou assustam, muito pelo contrário, porque talvez essa seja a mistura que nos mantém focados, resilientes e sempre buscando a adaptação e reinvenção.

Sem dúvida o impacto desta “mistura” nos imprime um ritmo de mudança e adaptação promissor e evolutivo como talvez não exista em outros mercados. Por isso, não podemos deixar de nos considerarmos “sobreviventes”, assim como diversas outras marcas e empresas relacionadas ao varejo brasileiro.

Em 45 anos, a Speedo já passou por diversos presidentes, planos econômicos, crises e troca de moedas. Qual a fórmula para vocês estarem aqui hoje e crescendo?

Planejamento, resiliência e inovação. Em nenhum momento nos acomodamos por sermos líderes de mercado em um segmento, neste caso no de esportes aquáticos. Muito pelo contrário. Por exemplo, se observar a marca Speedo, através da Multisport Ind Com e representações Ltda (sua detentora e controladora) observará que ela está presente em centenas de eventos pelo Brasil todo, isso sem falar no vasto time de atletas patrocinados pela marca.

Publicidade

A fórmula que vai fazer com que nós cresçamos 30% este ano é a mesma que utilizamos há muito tempo. O objetivo principal sempre foi ficarmos atentos para captar e interpretar as transformações e tendências do mercado, assim como o comportamento do consumidor, e desta forma criamos a nossa conexão, sempre atualizada, com o mercado através de produtos e diversas ações que vão desde eventos, à presença nos pontos de venda.

Tudo isso junto resume-se em uma só expressão: experiência do consumidor. É isso que deve e vai manter as marcas e varejistas vivas e evoluindo, mesmo em meio às adversidades e obstáculos que o mercado brasileiro constantemente nos impõe.

Do ponto de vista estratégico, tudo gira em torno da nossa motivação e desafio principal: sairmos do posicionamento de marca líder em um segmento para algo muito maior, que é compreendermos e participarmos do estilo de vida deste consumidor. Oferecendo produtos em diferentes categorias para que a conexão e a experiência entre a marca e o consumidor seja constante.

A marca faz parte da vida de muitos brasileiros. Mas qual a estratégia para ela continuar fazendo parte pelos próximos 45 anos?

Publicidade

Nós já entendemos que o consumidor pode não ser tão fiel quanto parece nos “contos de fadas” . Ele é fiel até o momento em que sinta conexão e identificação com o valor ou benefício que a marca entrega para ele. A partir do momento em que a marca passa à não mais representa-lo diante da sua “tribo” ou comunidade, o elo está quebrado.

Manter esta conexão só é possível através da reinvenção constante, pois os hábitos do consumidor mudam. Se nós, marca, não estivermos atentos para acompanhar ou até antecipar estes movimentos, ‘game over’.

Você enxerga um maior potencial de crescimento para a empresa? A companhia está ampliando os canais de venda?

Enxergamos os canais de venda como um todo, não existe um varejo ou outro varejo. O que vem mudando e evoluindo com o tempo são as diferentes formais e canais em que se atua dentro destes formatos de negócio. Aí sim, cabe falar de canais digitais, físico e qualquer outro formato dentro do varejo.

Publicidade

O foco deve estar em buscar os canais que mais se identificam com a marca e ai sim marcar presença 24/7 aonde o consumidor está. Essa presença multi canal é essencial, pois é a unica forma de seguirmos nos adaptando.

Boa parte do crescimento previsto para a marca no Brasil em 2023 vem da previsão de dobrarmos o resultado do canal digital dentro do varejo da marca nos próximos 12 meses.

Fique por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro em tempo real: bit.ly/3BTRECn

 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • mglu3

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dinheiro de aposentados do Rio foi usado para financiar o Banco Master, diz tribunal

  • 2

    O elo mais fraco do mercado: por que o investidor minoritário segue sem proteção no Brasil?

  • 3

    Consórcios além da contemplação: como brasileiros usam cotas para antecipar crédito e driblar juros

  • 4

    Justiça nega pedido de Tanure para barrar venda da Emae para Sabesp (SBSP3)

  • 5

    BBAS3 cotação hoje: o preço da ação do Banco do Brasil em tempo real

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Loteria Federal: saiba quais são as suas chances de ganhar
Logo E-Investidor
Loteria Federal: saiba quais são as suas chances de ganhar
Imagem principal sobre o Timemania: veja os times de futebol do RJ que você pode apostar
Logo E-Investidor
Timemania: veja os times de futebol do RJ que você pode apostar
Imagem principal sobre o Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na Enricou?
Logo E-Investidor
Loteria Federal: quais são as chances de ganhar na Enricou?
Imagem principal sobre o Quem recebe Bolsa Família tem direito ao Gás do Povo? Entenda
Logo E-Investidor
Quem recebe Bolsa Família tem direito ao Gás do Povo? Entenda
Imagem principal sobre o Desligar esses aparelhos pode fazer a diferença na sua conta de luz
Logo E-Investidor
Desligar esses aparelhos pode fazer a diferença na sua conta de luz
Imagem principal sobre o Novo modelo de crédito imobiliário: como medida facilita a compra da casa própria?
Logo E-Investidor
Novo modelo de crédito imobiliário: como medida facilita a compra da casa própria?
Imagem principal sobre o Por que o INSS suspendeu programa de redução de fila? Entenda
Logo E-Investidor
Por que o INSS suspendeu programa de redução de fila? Entenda
Imagem principal sobre o FGTS: dá para usar o benefício no novo modelo de crédito para comprar a casa própria?
Logo E-Investidor
FGTS: dá para usar o benefício no novo modelo de crédito para comprar a casa própria?
Últimas: Colunas
Da fábrica ao feed: a nova alienação do trabalho e o alerta da Geração Z
Ana Paula Hornos
Da fábrica ao feed: a nova alienação do trabalho e o alerta da Geração Z

Empresas buscam produtividade, mas enfrentam um mal invisível: a desconexão humana. A alienação que um dia habitou as fábricas agora vive nas telas e ameaça o valor mais estratégico das organizações: o sentido

18/10/2025 | 09h30 | Por Ana Paula Hornos
A fuga dos milionários do Brasil custa caro e quase ninguém está calculando isso
Fabrizio Gueratto
A fuga dos milionários do Brasil custa caro e quase ninguém está calculando isso

Governo contabiliza benefícios, mas ignora perdas de quem decide investir no exterior. Essa é a matemática que ninguém quer fazer

16/10/2025 | 15h16 | Por Fabrizio Gueratto
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro
Einar Rivero
Como plataformas e fintechs estão redesenhando o sistema financeiro brasileiro

Plataformas de investimento e FGC justificaram aumento da captação de recursos e democratização dos investimentos

15/10/2025 | 14h05 | Por Einar Rivero
Quem tem medo de 2028? Isa Energia (ISAE4) avisa que está com dividendos bem controlados até lá: “Parecem renda fixa”
Katherine Rivas
Quem tem medo de 2028? Isa Energia (ISAE4) avisa que está com dividendos bem controlados até lá: “Parecem renda fixa”

A coluna participou do Isa Energia Day e conta todas as percepções sobre a empresa com sinceridade

14/10/2025 | 15h30 | Por Katherine Rivas

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador