O Ibovespa hoje opera em alta de 0,16%, aos 108.511,48 pontos na abertura do pregão desta quinta-feira (01). O índice reage aos dados positivos do Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 4%.
O alívio nos mercados internacionais também auxilia a alta do Ibovespa, após o aval dos deputados americanos à proposta de suspensão do teto da dívida, que agora será submetida à avaliação do Senado. Na Europa os dados do Índice gerente de Compras (PMI) da indústria vieram no pior patamar em três anos, mas ainda assim acima da expectativa, o que alivia, em parte, os resultados.
O destaque corporativo vai à Petrobras (PETR3; PETR4), que informou na manha de hoje que o Conselho de Administração aprovou a revisão dos elementos estratégicos para o Plano Estratégico 2024-2028 (PE 2024-28), focando em um “um futuro mais sustentável, na busca por uma transição energética justa e segura no País, conciliando o foco atual em óleo e gás com a busca pela diversificação do portfólio em negócios de baixo carbono”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.