• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Mercado hoje: inflação de maio, julgamento no STF e dados da China e Europa são destaques desta quarta-feira

Bolsas europeias e os índices futuros em Nova York recuam majoritariamente nesta manhã

Por Silvana Rocha e Luciana Xavier

07/06/2023 | 9:03 Atualização: 07/06/2023 | 9:06

Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)
Bolsa brasileira tende a melhorar resultados até fim do ano. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio é o destaque da enxuta agenda desta quarta-feira (7), véspera do feriado de Corpus Christi que fechará os mercados no País amanhã. O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento sobre o marco temporal, que limita a demarcação de terras dos povos originários. No exterior, além de indicadores chineses e europeus já divulgados, os investidores vão acompanhar os dados da balança comercial dos Estados Unidos em abril e a decisão de juros do Banco Central do Canadá.

Leia mais:
  • Os 17 FIIs que pagam dividendos acima do CDI em 12 meses
  • “Atividade econômica forte pode atrapalhar queda da Selic”, diz Marilia Fontes
  • Como Petrobras, 3R e Prio ganham com corte de petróleo pela Arábia Saudita
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As bolsas europeias e os índices futuros em Nova York recuam majoritariamente nesta manhã, após dados fracos da balança comercial da China reavivarem temores sobre o desempenho da economia global, que hoje teve projeções atualizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). As exportações da China sofreram queda anual de 7,5% em maio, contrariando projeção de alta de analistas consultados pela FactSet.

  • Bolsas da Ásia: mercados oscilam entre temor com crescimento chinês e alta em Wall Street

As perdas são estreitas diante das revisões de perspectivas pela OCDE, que elevou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2023 de 2,6% para 2,7%, e manteve a estimativa de avanço de 2,9% em 2024. A organização projeta também que a taxa de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deve ser elevada em 25 pontos-base nos próximos meses e, após esse aumento, deve permanecer no pico até o segundo semestre de 2024, quando começam a ser reduzidos.

Os índices acionários europeus são pressionados adicionalmente pelo avanço de 0,3% da produção industrial da Alemanha em abril ante março, abaixo do esperado por analistas (0,5%). Para o ING, a produção industrial da Alemanha junta-se à tendência das exportações e vendas no varejo, que também se recuperaram marginalmente, mas não trouxeram alívio.

No Brasil

A decepção com a balança comercial chinesa pode pesar ainda na bolsa local, sobretudo em ações de empresas exportadoras de produtos básicos para o segundo maior parceiro comercial brasileiro. Porém, se o IPCA de maio confirmar a desaceleração esperada pelos economistas, os mercados podem ganhar ainda mais confiança em um corte da taxa Selic em agosto, renovando o ânimo local.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ontem, a perspectiva de flexibilização monetária mais próxima ganhou musculatura, após a deflação de 2,33% do IGP-DI mensal na margem, a maior queda desde abril de 1947, fazendo os juros futuros caírem, o Ibovespa subir aos 114.610,10 pontos, maior pontuação final desde 8 de novembro, e o dólar à vista ceder aos R$ 4,9122.

Na B3, os investidores devem avaliar ainda as implicações da recomendação do grupo de trabalho da reforma tributária na Câmara para adoção de regimes fiscais específicos para ao menos cinco setores, como operações com bens imóveis (empresas de construção civil e cadeia do setor imobiliário), serviços financeiros (bancos, corretoras, mercado de títulos, bolsa), seguros, cooperativas e combustíveis e lubrificantes.

Agenda

O IPCA de maio será publicado na abertura do mercado local (9h). O Tesouro faz leilões de venda de LTN e NTN-F (11h). O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento sobre o marco temporal, que limita a demarcação de terras dos povos originários no País.

No exterior, são esperados a balança comercial dos Estados Unidos em abril (9h30), decisão de juros do Banco Central do Canadá (11h) e o PIB do Japão no primeiro trimestre (20h50).

* Com informações do Broadcast

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • bolsas
  • Mercados
Cotações
17/07/2025 14h59 (delay 15min)
Câmbio
17/07/2025 14h59 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Banco do Brasil em queda livre: 5 argumentos para comprar a ação em 2025

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 5

    Vai casar? Veja os tipos de regime de bens e como funcionam

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quem são as 10 celebridades mais ricas do mundo? Veja o ranking
Logo E-Investidor
Quem são as 10 celebridades mais ricas do mundo? Veja o ranking
Imagem principal sobre o Você tem uma empresa? Então precisa desses 4 conselhos de Mark Cuban
Logo E-Investidor
Você tem uma empresa? Então precisa desses 4 conselhos de Mark Cuban
Imagem principal sobre o Queda de lucros e pessimismo do mercado: o que está acontecendo com BB (BBAS3)?
Logo E-Investidor
Queda de lucros e pessimismo do mercado: o que está acontecendo com BB (BBAS3)?
Imagem principal sobre o Geladeira smart consome mais energia que a comum? Descubra
Logo E-Investidor
Geladeira smart consome mais energia que a comum? Descubra
Imagem principal sobre o Energia mais cara: veja 4 dicas para reduzir sua conta de luz em até 95%
Logo E-Investidor
Energia mais cara: veja 4 dicas para reduzir sua conta de luz em até 95%
Imagem principal sobre o Você sabe qual é a bandeira do seu cartão de crédito? Veja como descobrir
Logo E-Investidor
Você sabe qual é a bandeira do seu cartão de crédito? Veja como descobrir
Imagem principal sobre o Abono de permanência: entenda o que é, quem tem direito, qual o valor e como solicitar
Logo E-Investidor
Abono de permanência: entenda o que é, quem tem direito, qual o valor e como solicitar
Imagem principal sobre o 4 sinais de que sua aposentadoria antecipada pode acabar em prejuízo
Logo E-Investidor
4 sinais de que sua aposentadoria antecipada pode acabar em prejuízo
Últimas: Mercado
JPMorgan vê Bolsa brasileira resiliente às tarifas de Donald Trump, mas pondera riscos
Mercado
JPMorgan vê Bolsa brasileira resiliente às tarifas de Donald Trump, mas pondera riscos

Baixa participação das exportações brasileiras para os EUA no PIB deixa o país em posição mais confortável do que países como México e Canadá

17/07/2025 | 13h48 | Por Bruno Andrade
BofA diz que BB (BBAS3) pode ter 2º trimestre ‘significativamente pior’ e prevê queda de 40% no lucro
Mercado
BofA diz que BB (BBAS3) pode ter 2º trimestre ‘significativamente pior’ e prevê queda de 40% no lucro

Banco destaca que, apesar do agro estar no foco do mercado, deterioração da carteira de crédito é generalizada e mantém call de venda dos papéis

17/07/2025 | 10h54 | Por Luíza Lanza
Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta, após Trump negar demissão de Powell
Mercado
Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta, após Trump negar demissão de Powell

Declaração de Trump ocorreu horas depois de dizer a legisladores republicanos que retiraria o presidente do Fed do comando

17/07/2025 | 06h34 | Por Rariane Costa
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) dispara mais de 10% e Usiminas (USIM5) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: GPA (PCAR3) dispara mais de 10% e Usiminas (USIM5) lidera perdas

Dia foi marcado por queda das ações da Petrobras (PETR3;PETR4), enquanto papéis da Vale (VALE3) subiram

16/07/2025 | 18h51 | Por Beatriz Rocha
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador