A agência também rebaixou a nota de escala nacional de longo prazo de BB+(bra) para CCC(bra), bem como o rating do título sênior sem garantia com vencimento em 2026 de B/RR4 para CCC/RR4. Há duas semanas, a agência de classificação de risco já havia rebaixado a nota da Unigel de BB- para B apontando, na época, que a petroquímica enfrentava desacelerações acentuadas e simultâneas nos segmentos de negócios químicos e fertilizantes.
Desta vez, a Fitch acrescentou que a Unigel possui capacidade reduzida para obter o financiamento necessário capaz de suportar seu fluxo de caixa livre negativo em conjunto com a amortização da dívida. “A Unigel não gerará fluxo de caixa suficiente para cobrir as despesas com juros ou o vencimento de sua dívida; A Fitch estima que a empresa precisará de R$ 970 milhões de financiamento total entre 2023 e 2024 para cumprir suas obrigações de dívida”, afirmou a Fitch.
Contudo, a agência ressaltou que a contratação da Moelis reduz significativamente a disposição dos credores de fornecer novos financiamentos ao grupo para cobrir as necessidades de financiamento da petroquímica.