A restituição do Imposto de Renda segue critérios de prioridade de pagamento. Os grupos prioritários incluem idosos, pessoas com doenças graves, pessoas com deficiência, professores e aqueles que optaram pelo PIX para receber a restituição. Os demais contribuintes serão pagos em ordem sequencial, levando em consideração a data de entrega da declaração para fins de desempate.
Embora a Receita ainda não tenha divulgado o valor a ser pago no segundo lote e o número de contribuintes contemplados nessa etapa, é importante que os interessados se mantenham atentos às informações oficiais para não perderem os prazos.
Para verificar a situação da restituição do Imposto de Renda, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda” e selecionar “Consultar a Restituição”. Nessa seção, será possível verificar se há pendências com a Receita ou se o contribuinte está incluído no próximo lote de pagamento da restituição.
É válido lembrar que o valor da restituição será depositado na opção escolhida pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração. Caso o pagamento não seja efetuado por algum motivo, o valor ficará disponível para resgate por até um ano, por meio do Banco do Brasil.
Confira abaixo o calendário dos lotes de restituição do Imposto de Renda:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
*Com suporte de Inteligência Artificial (IA)