O relatório Kantar BrandZ Most Valuable Global Brands 2023, que avalia o valor das marcas com base em seu desempenho financeiro e brand equity, revelou que Apple (AAPL34) e Google (GOGL34;GOGL35) ocupam a liderança em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Leia também
Contudo, a ordem das empresas teve grande mudança nos últimos anos quando a gigante da maçã foi ultrapassada pela Amazon (AMZO34) em 2020 e 2021.
As duas companhias possuem valor de mercado de US$880 bilhões e US$577 bilhões, sendo que, no acumulado de um ano, as ações da Apple (AAPL34) subiram 26,46% e as da Google, 25,82% (GOGL34) e 25,10% (GOGL35). Na sequência, as empresas Microsoft e Amazon seguem próximas ao software de pesquisa, contando com um valor de mercado de US$501 bilhões e US$468 bilhões, respectivamente. O top 5 fecha com a marca de fast-food McDonald’s, valendo US$191 bilhões.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As companhias de alimentos e bebidas são mais resilientes às transformações do mercado, ao contrário das marcas de tecnologia e serviços de negócios, que tiveram diminuição de 24% em relação a 2022 ou das plataformas de entretenimento que registraram queda de 32% no ranking da Kantar BrandZ.
Apple e Google tiveram forte desempenho desde o ano passado e, atualmente, suas ações são vendidas por volta de R$44 para a dona do iPhone e R$50 para o empresa que detém o principal software de pesquisa mundial.
Confira o top 10 do ranking: