Mercado

J&F entra na disputa pela compra da Braskem (BRKM5)

A venda da Braskem se arrasta desde 2019, mas para fontes envolvidas nas conversas, agora pode sair de fato

J&F entra na disputa pela compra da Braskem (BRKM5)
Braskem (BRKM5) (Foto: Daniel Teixeira / Estadão)
  • A venda da Braskem se arrasta desde 2019. Atualmente, um grupo de cinco grandes bancos têm ações da Braskem em suas mãos, que foram dadas em garantia por empréstimos concedidos à Novonor (ex-Odebrecht e em recuperação judicial)
  • A mais nova concorrente na disputa pela petroquímica é a  J&F, holding dos irmãos Batista dona da JBS (JBSS3), que vai concorrer com o fundo norte-americano Apollo, a petroleira de Abu Dabhi Adnoc e a brasileira Unipar (UNIP6)
  • Fontes envolvidas nas conversas acreditam que, agora, a venda pode sair de fato

A J&F, holding dos irmãos Batista dona da JBS (JBSS3), já está em conversas com bancos para articular uma proposta pela Braskem (BRKM5) e concorrer com o fundo norte-americano Apollo, a petroleira de Abu Dabhi Adnoc e a brasileira Unipar (UNIP6) na briga pela petroquímica. Um grupo de cinco grandes bancos têm ações da Braskem em suas mãos, que foram dadas em garantia por empréstimos concedidos à Novonor (ex-Odebrecht e em recuperação judicial).

O interesse da J&F na petroquímica é conhecido desde o ano passado e se trata de um comprador potencial de relevância, pela capacidade financeira do grupo. Mas Apollo e Adnoc não ficam atrás. A petroleira árabe é uma das maiores do mundo e a Apollo tem experiência na gestão petroquímica, pois no passado teve participação relevante na LyondellBasell. A petroquímica Unipar está totalmente desalavancada, ou seja, sem dívidas, mas é um concorrente menor, com uma receita bastante inferior a da Braskem.

“A J&F está no jogo”, disse um banco credor. Alguns interlocutores do mercado lembram que a JBS, o principal negócio da J&F, já é muito robusta e não tem mais como crescer exponencialmente em proteínas. Por isso, diversificar é uma estratégia interessante.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Bradesco (BBDC3; BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Santander (SANB11), Banco do Brasil (BBAS3) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) querem recuperar o máximo possível dos cerca de R$ 15 bilhões que a Nonovor deve a eles com essa venda. Por isso, a melhor oferta envolve além de um menor desconto, a solidez financeira do futuro dono da Braskem, já que qualquer um deles será financiado pelos próprios bancos credores.

Ponte com o governo

Tanto a proposta da Apollo/Adnoc, quanto a da Unipar preveem que parte da dívida dos bancos será trocada por uma nova. Entra na análise ainda a capacidade de articulação com o governo, já que o entendimento maior é de que a Petrobras (PETR3; PETR4) deve, no mínimo, manter a sua fatia atual e não exercer o direito de compra da participação da Nononor.

A gestora norte-americana e os árabes têm feito interlocuções com peças-chave do atual governo, a começar pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passando pela Petrobras e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A venda da Braskem se arrasta desde 2019, mas para fontes envolvidas nas conversas, agora pode sair de fato. “Acho que nesse momento o negócio tem tração e todas as partes querem resolver, bem diferente de 2019”, disse um interlocutor, citando que é preciso uma negociação com bancos públicos, privados, com o governo e com a família Odebrecht, o que exige capacidade de articulação. Para este executivo, a Petrobras não é compradora da empresa, pois o setor seria novamente estatizado.

O sócio Fundador da MaxiQuim, João Luiz Zuñeda, diz que a Petrobras tem um papel muito importante nesta equação, uma vez que ajudou a consolidar a petroquímica para chegar a seu tamanho atual. “Tem ainda uma questão econômica e, sendo a Petrobras uma estatal, sempre há a possibilidade de ter um componente político nesta decisão”, disse.

Procuradas, as empresas não comentaram.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
Confira quais são as 10 ruas mais caras do Brasil
PowerBall: como participar da loteria dos EUA de maneira legal
Como comprar ações da Apple? Veja o passo a passo
Dinheiro esquecido: confira o passo a passo para realizar saque
Bets: uso do Bolsa da Família ainda é permitido. Entenda o porquê
Cid Moreira queria deserdar filho da herança; isso é possível?
5 cidades globais com maior risco de bolha imobiliária: você vive em alguma delas?
Eleições 2024: quem é o candidato a prefeito mais rico de São Paulo?
CIN: o que é e quanto custa a nova carteira de identidade nacional?
5 passos para solicitar sua aposentadoria direto pelo app do Meu INSS
Quanto custa se hospedar no melhor hotel da América do Sul?
Verdadeira identidade do criador do Bitcoin pode finalmente ser revelada; entenda
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos