O Ibovespa opera em queda nesta quinta-feira (22). Às 14h30, o índice recuava 1,73%, aos 118.335,91 pontos, oscilando entre máxima a 120.419,87 pontos e mínima a 118.051,65 pontos.
Leia também
O movimento ocorre após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que optou por manter a Selic em 13,75% ao ano na quarta-feira (21). No entanto, na visão de Jayme Carvalho, economista e sócio da SuperRico, o comunicado da autoridade financeira veio em tom mais duro do que o mercado esperava. “O Banco Central, apesar de uma melhoria na situação econômica desde a última reunião do Copom, apontou que o cenário ainda não é claro de ancoragem das expectativas de inflação”, disse.
Para o especialista, nos últimos meses, houve uma melhora de projeções em relação à inflação, com os preços no atacado registrando queda ao longo do ano e os preços no varejo, especialmente o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com inflação abaixo do esperado. “Com base nesses fatores, é provável que o Banco Central reduza as taxas de juros em breve, porém não ficou claro se será já em agosto”, ressalta.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No dia, empresas do setor de varejo figuram entre as maiores baixas do Ibovespa, pois são sensíveis a decisões de juros e têm suas vendas prejudicadas por uma Selic elevada. Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) lideram as perdas do setor, tombando mais de 7%, enquanto as ações da Via (VIIA3) caem 6%.
Na última sessão, de quarta-feira (21), o Ibovespa fechou em alta de 0,67%, aos 120.420,26 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade