A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) tem preocupação com os influenciadores e como eles se posicionam nas mídias diante dos investidores. De acordo com o presidente da CVM, João Pedro do Nascimento, a autarquia está atenta a esses movimentos e quer dar luz, especialmente, a situações em que o influenciador tem um acordo comercial com algum agente do mercado ou está posicionado em algum ativo.
Leia também
“Temos preocupação com transparência, quando os influenciadores são contratados e usam sua credibilidade para falar de algum prestador de serviço”, disse Nascimento durante Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais promovido pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (Ibri) e pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca).
Segundo ele, os influenciadores normalmente estão falando com um investidor não qualificado e por isso é essencial que se saiba se estão comprados ou vendidos em algum papel. “São coisas para olharmos”, afirmou.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nascimento lembrou ainda que atualmente parte dos influenciadores são analistas, que utilizam os meios digitais para acessar um número maior de investidores.