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Entenda as regras propostas pela Anbima para influencers de finanças

Sugestões sobre o tema poderão ser enviadas para a associação até o dia 3 de julho

Entenda as regras propostas pela Anbima para influencers de finanças
Thiago Nigro, o Primo Rico, é um dos influenciadores de finanças populares no Brasil (Foto: ALEX SILVA/ESTADAO)

A Associação Brasileira das Entidades do Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) abriu nesta quarta-feira (24) a audiência pública para o debate de regras voltadas aos influenciados digitais de finanças. Entre as personalidades famosas da área, estão nomes como Nathalia Arcuri, Thiago Nigro, o Primo Rico, e Nathália Rodrigues, a Nath Finanças.

A minuta se concentra em questões de publicidade e ficará disponível para sugestões até 3 de julho. As regras preveem que os influencers informem, por escrito ou verbalmente, qualquer propaganda de investimentos que realizarem.

O processo pode ser feito por meio da adição de hashtags, com o nome do distribuidor, mencionando minimamente que se trata de publicidade. O influenciador pode colocar, por exemplo, #parceria e #nomedainstituição.

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Além disso, a Anbima propõe que as relações entre as instituições e os chamados “finfluencers” sejam regidas por um contrato, que informe os meios de divulgação da propaganda e a descrição geral dos produtos apresentados, indicando se eles envolvem uma atividade regulada, como análise ou recomendação.

A remuneração recebida pelo influenciador também deve ser explicitada, assim como o número de inserções a serem feitas nas mídias sociais e sua periodicidade.

“Não é nosso escopo autorregular a atividade do influenciador. As normas são para os distribuidores. O nosso objetivo é dar transparência à relação comercial entre esses agentes, que muitas vezes fica em uma zona cinzenta, na qual o investidor não reconhece como publicidade determinado conteúdo publicado pelo finfluencer que ele segue”, esclarece Luiz Henrique Carvalho, gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento da Anbima.

A minuta, que representa uma atualização do Código de Distribuição de Investimentos, estabelece ainda que os distribuidores devem garantir que o “finfluencer” contratado tenha as certificações ou autorizações necessárias para analisar ou recomendar o produto de investimento.

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Sugestões e comentários sobre as regras propostas podem ser encaminhados até 3 de julho para o seguinte email da Anbima: [email protected].

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