A partir do próximo sábado, dia 1º de julho, os preços nos postos de gasolina estarão mais caros. O aumento acontece com o retorno da cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis.
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Assim, o litro da gasolina poderá ficar R$ 0,34 mais caro e o do etanol R$ 0,11. É o que diz a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis).
A expansão do valor nas bombas, que já estava prevista, ocorrerá por conta da volta total dos impostos federais sobre as fontes de energia. Em março, a reoneração aconteceu de forma parcial. Agora, a parcela restante voltará a incidir.
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A medida foi planejada pelo governo Lula (PT) como uma forma de diminuir o impacto nos postos de gasolina para os motoristas. A desoneração foi implementada pela administração passada, de Jair Bolsonaro (PL), às vésperas das eleições.
Portanto, quem quiser reduzir os impactos do aumento nos valores dos combustíveis deve adotar algumas atitudes ao volante. Entre cuidados, estão: manter em dia a calibragem dos pneus, reduzir o uso do ar-condicionado e até mesmo carregar no veículo apenas o essencial.
Como fazer o cálculo para economizar no combustível?
Após anúncio do aumento da gasolina a principal dúvida que surge é sobre o que deve ficar mais vantajoso para o motorista: a gasolina ou o etanol? O que é possível ser respondido com dicas de analistas.
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Antes de apontar o cálculo que pode responder qual combustível é mais vantajoso, é necessário destacar que o motorista também observe características como modelo do carro e mesmo as condições de uso, já que, por exemplo, um trânsito mais intenso tende a queimar mais combustível em menor quilometragem.
O direcionamento mais conhecido é a relação de 70% do custo total da gasolina em relação ao etanol, já que a gasolina tende a render cerca 30% a mais em termos de quilometragem por litro. “Quando o custo total do etanol for menor que 70% do custo da gasolina é mais vantajoso o seu consumo, e quando o custo for maior que esse valor o uso da gasolina é indicado”, orienta Brendon Rodrigues, head de inovação e portfólio da ValeCard.
O cálculo é simples: considerando então que o etanol deve custar em média cerca de 70% da gasolina, multiplique o preço da gasolina por 70%. “Se no posto a gasolina custa, por exemplo, R$ 5,74, o resultado será R$ 4,02. Se o valor cobrado pelo etanol for mais caro que isso, não vale a pena investir, pois o preço está alto”, detalha Fabio Louzada, economista, analista CNPI e planejador financeiro CFP.
Como pode haver oscilações e vantagem entre um e outro, o motorista com um carro flex sai em benefício. Além disso, como lucro extra, o economista Louzada lembra que atualmente esses são os veículos que perdem menos valor ao ser revendidos. “São carros muito procurados justamente por permitir o uso de ambos os combustíveis”, explica.