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- Pesquisa da Febraban, realizada pela Deloitte, mostra que número de transações financeiras por Whatsapp cresceu 531% no ano passado, em comparação a 2021
- Contudo, porta-voz do estudo explica que isso não significa que os canais físicos estão perdendo espaço, já que eles representam, na amostra geral, a maior parcela de transações
- No total, 163,3 bilhões de transações foram realizadas em 2022, um aumento de 30% ante 2021 e um recorde na história
Transações financeiras feitas por meio do recurso de pagamentos do WhatsApp cresceram 531%, o correspondente a 56,2 milhões de transações, em 2022 comparado a 2021. Os dados são do 2° volume da Pesquisa Federação Brasileira de Bancos (Febraban) de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, empresa de auditoria e consultoria, e divulgada nesta quarta-feira (28).
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Essa ferramenta do aplicativo de mensagens foi liberada pelo Banco Central em março de 2021 e 50% dos bancos respondentes no estudo já oferecem o canal para transações. Em contrapartida, as movimentações feitas em agências bancárias do Brasil caíram de 3,3 bilhões para 3,2 bilhões. Hoje, o canal físico representa apenas 2% do total. As operações feitas nos conhecidos caixas eletrônicos, chamados de ATMs, também reduziram, passando de 7,4 bilhões para 5,4 bilhões.
Será este o fim das agências bancárias?
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Para o porta-voz do estudo, Rodrigo Mulinari, diretor do Comitê de Tecnologia e Inovação da Febraban, não é bem assim. “Apesar dos números das transações por WhatsApp terem subido muito no último ano, eles ainda são pouco representativos quando a gente olha a amostra toda. E por a gente estar acompanhando há pouco tempo, fica difícil afirmar que isso é uma tendência”, disse ao E-Investidor, mostrando que as transações por WhatsApp estão no patamar dos milhões, enquanto em caixas físicos computam operações na casa dos bilhões.
Mulinari ainda cita que o papel das agências continuam muito importantes, já que elas formam o principal canal de vendas de muitos produtos bancários, em especial, seguros e contratações de créditos mais complexas. “Cada um tem seu espaço. O importante é a gente ter todas as soluções possíveis em todos os canais e permitir que o cliente escolha”, completa.
Números de transações gerais bate recorde
Segundo o levantamento, os brasileiros fizeram no ano passado um total de 163,3 bilhões de transações nos diversos canais de atendimento disponibilizados pelos bancos, um aumento de 30% ante 2021.
Este crescimento é o maior já registrado na história das transações e foi influenciado, de acordo com o estudo, pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações feitas pelos clientes, totalizando 107,1 bilhões. Quase oito em cada dez transações bancárias no Brasil são feitas em canais digitais, como o mobile banking e internet banking (77%).
“Os resultados reforçam, mais uma vez, que a cada ano temos mais adesões de brasileiros pelos canais digitais […] Os bancos tornaram mais democrático o acesso aos serviços financeiros, estão mais próximos de seus clientes, fruto de um robusto investimento em tecnologia feito anualmente e que em 2023 deve chegar a R$ 45 bilhões”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban.
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