Os rendimentos dos Treasuries avançaram nesta quinta-feira, após a surpreendente revisão em alta do Produto Interno Bruto (PIB) americano corroborar a mensagem do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, de que o aperto monetário deve ser retomado, após a pausa em junho.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos avançava a 4,869%, o da T-note de 10 anos subia a 3,846% e o do T-bond de 30 anos aumentava a 3,904%.
Já pela madrugada, Powell havia afirmado que o Comitê Federal Aberto (FOMC, na sigla em inglês) espera pelo menos duas novas altas de juros este ano. Os comentários ajudaram a impulsionar os prêmios da renda fixa americana, mas o movimento se intenficou pela manhã após a divulgação de indicadores econômicos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O PIB dos EUA, na verdade, teve crescimento anualizado de 2,0%, acima da expansão de 1,3% apontada na estimativa anterior. Já os pedidos de auxílio-desemprego caiu em ritmo mais forte que o esperado, em mais um sinal de resiliência do mercado de trabalho, que tende a retardar o declínio da inflação.
“Com o primeiro semestre de 2023 efetivamente encerrado, a resiliência da economia serviu como o aspecto mais surpreendente dos últimos seis meses para muitos participantes do mercado”, avalia o BMO Capital Markets.
Para o Citi, os dados confirmam a expectativa para duas elevações adicionais dos juros do Fed. “O Fed está tentando desacelerar uma economia com impulso considerável e os dados sugerem que a política monetária pode ainda não ser restritiva o suficiente para alcançar tal objetivo”, destaca o banco.