Petrobras (PETR4) pode anunciar dividendo bilionário ainda neste ano. (Foto: REUTERS/Sergio Moraes)
A ação ordinária da Petrobras (PETR3) opera em alta de 1,87%, na manhã de hoje (3), cotada a R$ 33,72. Já as ações preferenciais da empresa (PETR4) registraram alta de 1,96%, cotadas a R$ 30,11, pouco antes das 11h. O avanço ocorre após a petrolífera registrar quedas na última sexta-feira (30) e anunciar novo corte na gasolina.
A estatal ainda divulgou a decisão de habilitar as empreiteiras Odebrecht, Andrade Gutierrez e UTC a disputarem seus contratos. As empreiteiras não podiam fechar contratos devido a decisões vinculadas a investigações feitas pela operação Lava Jato.
Segundo a Petrobras, 31 empresas nacionais e estrangeiras estão habilitadas para disputar seus contratos. A empreiteira Odebrecht compõe a chamada “categoria plena”, com permissão para participar em todos os tipos de concorrência.
Além de aceitarem agir conforme o programa de compliance da petrolífera brasileira, as empresas que disputarem os contratos devem “assumir o compromisso de cumprir as leis anticorrupção e as políticas, procedimentos e regras de integridade aplicáveis, bem como estar livre de quaisquer sanções impeditivas”, como estabelecido pela Petrobras.