• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Reforma tributária avança no Congresso; veja o que deve acontecer

Alteramos o nosso cenário base em relação à votação e aprovação do texto

Por Erich Decat

03/07/2023 | 15:30 Atualização: 03/07/2023 | 18:06

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Agência Brasil)
(Foto: Agência Brasil)

Com base nas nossas últimas reuniões e conversas aqui em Brasília em torno da PEC da Reforma Tributária alteramos o nosso cenário base em relação à votação e aprovação do texto. Mudamos o cenário base: de Indefinido para Provável.

Leia mais:
  • Sem um “partido âncora”, Lula corre o risco de ficar à deriva
  • Orçamento secreto de Bolsonaro abalou presidencialismo de coalisão. E agora, Lula?
  • Uma visão sobre as derrotas recentes do governo Lula na Câmara
Cotações
11/02/2026 22h35 (delay 15min)
Câmbio
11/02/2026 22h35 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Gradação do cenário base: Muito provável. Provável. Indefinido. Pouco provável.

Análise política

No monitoramento realizado nas últimas três semanas temos percebido um avanço nas negociações com os principais players envolvidos nos debates e na construção de um texto.

Consideramos que tem sido bem-sucedida a estratégia do presidente da Câmara, Arthur Lira, do presidente do Grupo de Trabalho, deputado Reginaldo Lopes, e do relator, deputado Aguinaldo Ribeiro de apresentar propostas “preliminares” e estabelecerem uma data de votação, no plenário da Câmara.

Publicidade

Isso deu um sentimento de urgência e trouxe para a mesa os representantes federativos e setoriais, que até então estavam dispersos e/ou na defensiva.

Somado a isso, destacamos como relevante o fato de o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ter entrado nas últimas semanas no corpo a corpo das negociações. Ao longo do processo, sempre houve uma cobrança entre os players envolvidos de uma participação efetiva de alguém do governo que pudesse chancelar os acordos que estão na mesa.

Além disso, dentro do âmbito do debate federativo, Fernando Haddad deu um passo importante ao sinalizar que a União deve contribuir com aportes para os fundos (de desenvolvimento e de compensação).

Hoje, o que está em negociação são R$ 50 bilhões para o Fundo de Desenvolvimento Regional. Haddad também esteve nos últimos dias reunido com representantes da bancada do Agro, setor muito bem organizado dentro do Congresso e que inicialmente estava bastante refratário ao tema. Segundo interlocutores do setor, houve avanços nas tratativas. E o atual momento é de “ajuste fino no texto”.

Publicidade

A votação da PEC deve iniciar nesta quarta (5) ou quinta-feira (6) no plenário. Consideramos que a conclusão ocorra na próxima semana, antes do início do recesso.

Voto a voto

Por outro lado, destacamos que o texto a ser levado para à votação não deverá ser o que irá para o Senado. Ele ainda será alvo de intenso debate dentro do plenário da Câmara. E as demandas que não foram inseridas no relatório serão alvo de emendas, destaques e muita quebra de braço.

Estados

Parte do movimento para alterar o texto virá de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Observamos os governadores desses Estados recorrendo à imprensa nesses últimos dias para se colocarem contrários a alguns trechos da proposta ou, no caso de Goiás, contra todo o projeto.

Peça-chave: Os principais itens da PEC foram colocados, inicialmente, em discussão e votação pelo Comsefaz (Comitê Nacional de Secretaria Estadual da Fazenda). São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás estiveram em alguns casos no grupo perdedor das votações. Ou seja, apesar de toda a gritaria na mídia, algumas demandas deles não têm o apoio da maioria dos Estados. A solução, como mostramos acima, será a de ir para o voto, dentro do plenário da Câmara.

Setores

Com relação aos setores, hoje o de serviços tem se articulado para tentar barrar a proposta, mas a representatividade deles dentro da Câmara é pequena, o que dificulta o avanço das investidas. Em relação ao Agro, a bancada está de certa forma acomoda no texto, tendo em vista que foram oferecidas várias compensações. Nos últimos dias, não vimos nenhuma reação mais enfática contrária por parte deles.

Próximos passos

Vencida a etapa na Câmara, a PEC da Reforma Tributária segue para o Senado. Lá, no dia de hoje, há forte resistência. O que já é esperado tendo em vista que o tema da Reforma Tributária é e sempre foi algo de muita polêmica, pressões, e interesses difuso.

Vamos acompanhando.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Câmara dos deputados
  • Congresso
  • Conteúdo E-Investidor
  • Governo
  • Impostos
  • Política monetária
  • Reforma tributária

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje renova recorde histórico após payroll nos EUA e falas de Galípolo

  • 2

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 3

    Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

  • 4

    Ouro e dividendos: ainda faz sentido investir no metal em 2026?

  • 5

    IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Erich Decat em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS 2026: os pagamentos de fevereiro já começaram?
Imagem principal sobre o Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Logo E-Investidor
Saldo retido FGTS: segunda etapa de pagamentos para nascidos entre setembro e dezembro começou
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com a sua geladeira
Imagem principal sobre o Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Logo E-Investidor
Bolsa Família realiza pagamentos nesta semana? Entenda
Imagem principal sobre o 5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
5 pontos facultativos no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o 4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Logo E-Investidor
4 feriados nacionais no 1º semestre 2026
Imagem principal sobre o Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Logo E-Investidor
Show do Bad Bunny: qual o valor dos ingressos? Veja se todos os lotes já esgotaram
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Últimas: Colunas
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta
Marcelo Toledo
Queda estrutural da inflação vai precisar de alguns anos de atingimento da nova meta

Queda do IPCA abre espaço para cortes na Selic, mas desafios estruturais seguem no radar

11/02/2026 | 16h25 | Por Marcelo Toledo
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA
Thiago de Aragão
Thiago de Aragão: O ponto cego do mercado de títulos do Tesouro dos EUA

A operação de basis sustenta a liquidez dos Treasuries, mas alavancagem elevada e novas regras podem virar risco sistêmico

11/02/2026 | 14h23 | Por Thiago de Aragão
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste
Katherine Rivas
Na escolinha dos bancos, o Itaú é o melhor aluno da turma e o resto só assiste

Banco empilha resultados fortes, lidera em rentabilidade e mostra por que ainda está anos à frente da concorrência

10/02/2026 | 18h08 | Por Katherine Rivas
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB
Luciana Seabra
Aos traumatizados do Master, há alternativa – e não é outro CDB

Caso do Banco Master expõe riscos ignorados em CDBs e reforça a importância de entender crédito privado antes de investir

10/02/2026 | 14h43 | Por Luciana Seabra

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador