O Ibovespa opera em alta de 1,65%, aos 119.361,07 pontos, às 12h55. O índice reage à votação da reforma tributária na madrugada de ontem, que cria o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS estadual e o ISS municipal, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficará no lugar de tributos federais, como o PIS e a Cofins – cria ainda um Imposto Seletivo que compensará o fim do IPI.
“Grande parte da aprovação já estava precificada. Agora, o mercado está olhando a questão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), cuja votação só tende a acontecer em agosto, embora o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tenha falado que o projeto pode ser votado ainda hoje”, diz, Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management, apurou o Broadcast.
O exterior fica à espera do payroll americano – dados referentes ao mercado de trabalho. O consenso de mercado ainda aponta para uma desaceleração na criação de vagas, queda na taxa de desemprego e aumento do salário médio por hora em junho.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O destaque corporativo vai para a Eletrobras (ELET6), que informou o início da estruturação do processo de venda do portfólio de térmicas a gás do grupo. Segundo a empresa, esse movimento inicial tem como objetivo atingir o plano de descarbonização/net zero do grupo; a simplificação da estrutura societária; e a reestruturação do portfólio de ativos, fortalecendo os objetivos ambientais e sociais.
Como é calculado o Índice Bovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade