A poupança é a aplicação mais utilizada pelos brasileiros na hora de guardar o dinheiro que sobra no final do mês. Mas quanto ela rende? A regra da poupança prevê que os rendimentos dela estão vinculados à taxa básica de juros, a Selic.
Leia também
Quando a taxa Selic se encontra em patamar igual ou inferior a 8,5% ao ano, o rendimento da poupança é de 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). Acima desse limite, a caderneta rende 0,5% ao mês, o que equivale a 6,17% ao ano, mais a TR. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) tem mantido a Selic em 13,75% ao ano. Há expectativa de que o Copom reduza a taxa em agosto.
Considerando a remuneração anual em 8,38% (6,17 + TR), se o investidor aplicasse R$ 100 mil na caderneta de poupança pelo período de 12 meses, ele teria um rendimento de R$ 8.380 um ano depois.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que é preciso considerar a inflação do período para obter o rendimento real do investimento. Além disso, existem títulos de renda fixa de baixo risco, como CDBs, LCIs e LCAs, que oferecem rendimentos mais altos do que a poupança.