Nesse ambiente mais favorável à tomada de riscos, a maioria das bolsas europeias avançam, assim como os índices futuros de Nova York sugerem ganhos contidos para o mercado à vista.
Além disso, para além do mercado acionário, o índice Dollar Index – índice que mede as variações do dólar frente a outras seis divisas relevantes –registrou a cotação mínima em dois meses, os contratos futuros do petróleo operam em alta modesta, enquanto os preços futuros do minério de ferro tiveram ganhos de 2,61% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 114,74 por tonelada.
Os sinais de que as pautas econômicas aprovadas pela Câmara podem não ter uma tramitação tão rápida no Senado sugerem um fôlego mais restrito na B3. Ontem, o relator escolhido para a Reforma Tributária no Senado, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), afirmou que o texto aprovado pelos deputados terá ajustes e que seu parecer deve ser apresentado no fim de agosto, início de setembro.
Agenda econômica
Brasil: O volume de Serviços será divulgado na abertura dos mercados (9h), sendo que a projeção é de crescimento de 0,4% em maio, após recuar 1,6% em abril. Entre os eventos da sessão, os novos diretores do Banco Central, Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Ailton Aquino (Fiscalização) tomam posse em cerimônia fechada à imprensa, enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Itaipu (12h).
EUA: O dado de inflação ao consumidor (CPI) em junho é o grande destaque do dia, conhecido ainda antes da abertura dos negócios (9h30), Para o dado, as projeções apontam alta de 3,1% na leitura anual em junho, representando uma desaceleração dos 4,0% registrados em maio. Já o núcleo da inflação deverá desacelerar de 5,3% para 5,0% no mesmo período, ainda com sinais de pressões inflacionárias fortes no setor de serviços.
A publicação do Livro Bege do Fed (15h) também deve atrair a atenção dos investidores. Entre os eventos, quatro dirigentes do Fed discursam hoje: Thomas Barkin, de Richmond (9h30), Neel Kashkari, de Minneapolis (10h45), Raphael Bostic, de Atlanta (14h) e Loretta Mester, de Cleveland (17h). O Comitê Bancário do Senado vota as indicações de Philip Jefferson a vice-presidente do Fed e de Lisa Cook e Adriana Kugler a diretoras (15h).
Europa: O Banco da Inglaterra (BoE) avaliou que os bancos britânicos continuam “fortes o suficiente” para seguir apoiando famílias e empresas mesmo em um ambiente de juros elevados e condições econômicas para o futuro piores que o esperado. A avaliação do BoE consta do Relatório de Estabilidade Financeira de julho, publicado hoje mais cedo.