O Ibovespa acentua queda nesta quinta-feira (27), em realização de lucros após cinco sessões seguidas de alta. Às 16h05, a principal referência da B3 recuava 1,78%, aos 120.377,77 pontos, oscilando entre máxima a 122.598,97 pontos e mínima a 120.377,56 pontos.
Leia também
No dia, papéis de grande peso sofrem na Bolsa brasileira. O Índice Financeiro (IFNC), que reúne ativos de bancos, tem queda de 1,62%, refletindo o movimento visto nas Bolsas de Nova York, que operam no negativo após a reunião do Conselho do Federal Reserve (Fed). Diretores da autoridade financeira, dentre eles seu presidente, Jerome Powell, discutiram a possibilidade de elevar exigências de capital para grandes bancos dos Estados Unidos, com o objetivo de reduzir riscos.
Na B3, os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) lideram a ponta negativa do Ibovespa e acentuaram perdas na última hora, mesmo com a valorização dos preços do petróleo no exterior. Conforme informado pelo Broadcast, o movimento de queda ocorre após a notícia de que o governo deseja promover mais alterações na diretoria da estatal, segundo fontes do Palácio do Planalto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As ações da Vale (VALE3), que divulga o seu balanço do segundo trimestre após o pregão, recuam em dia negativo para o setor de mineração e siderurgia, após as perdas de 1,91% do minério de ferro, negociado em Dalian, na China.
Na quarta-feira (26), o Ibovespa fechou em alta de 0,45%, aos 122.560,38 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
Publicidade