Mercado

Ibovespa registra maior rali pós-pandemia. Há espaço para mais valorização?

Índice subiu 25,16% em 4 meses; especialistas dizem se queda nos juros abre nova oportunidade de valorização

Ibovespa registra maior rali pós-pandemia. Há espaço para mais valorização?
(Foto: Werther Santana/Estadão)
  • O Ibovespa registrou o seu maior rally no pós-pandemia, após alcançar valorização de 25,16% em pouco mais de quatro meses
  • A pontuação alcançada no fechamento da quarta-feira (26), de 122.560 pontos, está no mesmo nível de agosto de 2021, apontam dados levantado por Einar Rivero, head comercial do TradeMap.

O Ibovespa registrou o seu maior rali no período pós-pandemia ao alcançar valorização de 25,16% em pouco mais de quatro meses. A pontuação atingida no fechamento da quarta-feira (26), de 122.560 pontos, está em patamar semelhante a agosto de 2021, apontam dados levantado por Einar Rivero, head comercial do TradeMap.

Esse rali se iniciou em 23 de março de 2023, quanto o Ibovespa marcava 97.926 pontos, e a valorização registrada até agora supera os outros dois momentos mais recentes de altas no índice. De janeiro a abril de 2022, o Ibovespa anotou uma valorização de 20,36%. Posteriormente, de julho a outubro do mesmo ano, houve alta de 24,77%.

Segundo Gustavo Gomes, especialista de renda variável da Acqua Vero Investimentos, o rali dos últimos meses está relacionado à entrada de investimento estrangeiro no País. “Vimos o dólar saindo de R$ 5,10 para R$ 4,75, o preço que está agora. Isso ocorre por conta da ingestão desse capital dos investidores estrangeiros”, diz.

Outro ponto que anima os investidores é a resolução de entraves relacionados ao risco político e fiscal no Brasil, como a reforma tributária, aprovada na Câmara no começo do mês de julho, e o arcabouço fiscal.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Além do mais, as empresas listadas na Bolsa brasileira (B3) estão relativamente baratas. “A Bolsa continua descontada frente aos preços que normalmente trabalhamos. Isso mostra que existem oportunidades”, explica Gomes.

A queda de juros também vem sendo precificada no Ibovespa. Caso concretizadas as reduções na Selic, esperadas para começarem na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) em agosto, há uma tendência de maior rentabilidade do índice.

Potencial para mais?

Com o patamar atingido na quarta-feira, o Ibovespa fica a 8.216 pontos do maior valor nominal já registrado pelo índice, de 130.776. A pontuação atual está 6,28% abaixo desse recorde em bases nominais (sem ajuste pela inflação).

Segundo a publicação do TradeMap, a maior pontuação ajustada pela inflação foi registrada em 20 de maio de 2008, quando o Ibovespa chegou a 175.601 pontos. “Nessa perspectiva, o Ibovespa está 30,2% abaixo da meta, considerando a inflação. Essa análise mais realista indica que ainda há espaço para um crescimento mais significativo”, aponta Rivero, do TradeMap.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos