Publicidade

Mercado

Mercado hoje: Bolsas operam sob dados de inflação nos EUA e no Brasil às vésperas da reunião do Copom

Investidores reforçam expectativa para corte na taxa básica de juros, a Selic, na próxima quarta-feira (2)

Mercado hoje: Bolsas operam sob dados de inflação nos EUA e no Brasil às vésperas da reunião do Copom
Foto: Envato Elements

A cinco dias da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), as atenções dos investidores nesta sexta-feira (28) ficam no Índice Geral de Preços (IGP-M), na taxa de desemprego pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) e no setor público consolidado. A Petrobras reúne o Conselho de Administração e deve entrar em pauta a política de dividendos da estatal.

No exterior, o índice de inflação ao consumidor (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos é um dos destaques da penúltima sessão de julho. Ainda em território norte-americano, saem a pesquisa com o índice de sentimento e as expectativas de inflação dos consumidores do país pela Universidade de Michigan.

Os sinais são mistos nas bolsas internacionais. Os futuros de Nova York operam em alta, com Nasdaq impulsionado pela ação da Intel, enquanto as bolsas europeias recuam em meio a balanços e diante de indicadores fracos da região. O índice de sentimento econômico da zona do euro caiu para 94,5 pontos em julho, abaixo da expectativa de recuo a 94,9 pontos.

Na Ásia, o juro do bônus do governo japonês (JGB, pela sigla em inglês) de 10 anos chegou a subir a 0,575% nesta madrugada, atingindo o maior nível desde setembro de 2014, após o Banco do Japão (BoJ) “flexibilizar” sua política de controle da curva de juros.

No Brasil

A leve alta dos futuros em NY pode dar fôlego ao Ibovespa, que deve se guiar também pelos balanços corporativos, como o da Vale (VALE3). Nos juros futuros, o recuo dos retornos dos treasuries e do dólar ante várias moedas emergentes pode apoiar um leve fechamento da curva após a alta das taxas ontem, mas investidores também olham os indicadores do dia: IGP-M, setor público consolidado e Pnad Contínua.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O mercado consolidou a aposta de corte da Selic na próxima quarta-feira (2), com 70% das casas consultadas pelo Projeções Broadcast esperando corte de 25 pontos-base, para 13,50% ao ano, e 30% colocando as fichas em corte de 50 pontos-base.

Agenda

A agenda desta sexta-feira traz a divulgação da inflação ao consumidor medida pelo PCE dos Estados Unidos (9h30). A Universidade de Michigan divulga a pesquisa com o índice de sentimento e as expectativas de inflação dos consumidores americanos (11h00). Na Alemanha, sai o CPI de julho (9h00).

No Brasil, são informadas as leituras de julho para o IGP-M de julho (8h00), o resultado do setor público consolidado de junho (8h30) e a taxa de desemprego no trimestre encerrado em junho pela Pnad Contínua (9h00). A Petrobras reúne o Conselho de Administração e deve entrar em pauta a política de dividendos da estatal. Aneel divulga bandeira tarifária de agosto. A Vale faz teleconferência de resultados do segundo trimestre.

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
>