O presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, afirmou nesta sexta-feira que o objetivo de demonstrar a tese de valor da Vale Base Metals Limited (VBM) foi alcançado com o recente anúncio da venda de 13% da empresa para a Manara Minerais, da Arábia Saudita, que fica com 10% do negócio, e a Engine No. 1, que assume 3% da fatia.
Leia também
De acordo com o executivo, a transação valida a tese de valor da empresa. Bartolomeo acrescentou que está sendo formado um time com pessoas altamente capacitadas para atuar na liderança da empresa do setor de metais básicos. “Uma subsidiária integral não teria governança tão clara”, afirmou.
Projetos
De acordo com o presidente da Vale, o foco da VBM neste momento está na execução de projetos, tendo em vista a lacuna entre potenciais empreendimentos [a Vale mantém ativos em locais estratégicos globalmente, com importantes reservas] e realização. “A questão da performance e da execução é muito grande. Tudo que foi feito é para destravar valor; já fazíamos [operações] mas podemos fazer melhor.”