Em uma nova decisão, o Conselho de Administração da Petrobras (PETR3;PETR4) aceitou a redução dos dividendos, que serão distribuídos aos acionistas da companhia. O valor passou de 60 para 45%.
Apesar do pagamento continuar da mesma forma, sendo realizado a cada trimestre, o cálculo será obtido conforme fluxo de caixa livre da empresa, sendo assim, o valor que sobra dos recursos obtidos com as operações após o desconto dos investimentos.
Segundo a nota, que foi divulgada na última sexta-feira (28), a empresa revelou que a nova política adotada irá manter a previsibilidade do fluxo de pagamentos, em contrapartida, também possibilita a perenidade e a sustentabilidade financeira em diferentes períodos, além de não comprometer a capacidade de crescimento.
Publicidade
De acordo com a Agência Brasil, o Conselho já havia informado em março sobre a possível mudança, quando eles determinaram que a diretoria melhorasse a política de pagamento. A nova metodologia é para que a petroleira consiga investir mais e cumprir com o planejamento estratégico.
A Petrobras já chegou a alcançar o montante de mais de R$ 188 bilhões em lucros, todavia, também distribuiu cerca de R$ 200 bilhões em dividendos. Tudo isso devido a antiga política.
Já para os próximos cinco anos, foi decidido que de 6 a 15% dos investimentos serão voltados para iniciativas de baixa emissão de carbono.
Colaborou: Tamyres Sbrile.
Publicidade