Os trabalhadores que recolheram o Pis/Pasep entre 1971 e 1988 têm direito a resgatar o valor considerado “esquecido”, até o próximo sábado (5).
No total, mais de 10 milhões de trabalhadores poderão sacar e R$25,4 bilhões estão esquecidos nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O saque das contas dos fundos do PIS/Pasep está liberado desde agosto de 2019.
Com a data máxima se aproximando, apenas cerca de 513 mil pessoas resgataram o dinheiro, que equivalem a aproximadamente R$745 milhões. Vale ressaltar que caso o contribuinte já tenha falecido, ainda é possível retirar o valor. Um herdeiro ou beneficiário conseguirá resgatar a verba com a documentação necessária.
Publicidade
De acordo com a Agência Brasil, para saber se você pode receber o Pis/Pasep, siga os passos abaixo:
- O primeiro passo é baixar e entrar no app “meu FGTS”;
- Na primeira página já dá para identificar se você tem direito ao saque ou não;
- Se você tiver, é só clicar no ícone se a direito ao saque do Pis/Pasep;
- Após este passo, avance mais uma página e escolha se quer depositar esse dinheiro direto em uma conta corrente ou se prefere sacar.
- Caso selecione a opção de sacar, ele poderá ser feito em uma agência da Caixa – caso tenha conta lá – ou em uma agência Lotérica, dá para retirar o valor apresentando um documento de identificação com foto.
De acordo com a Medida Provisória 946, editada em 2020, foi extinguido o fundo PIS/Pasep e transferidos todos os recursos para o FGTS. O saque foi totalmente unificado na Caixa Econômica Federal.