Publicidade

Radar da Imprensa

62% das pessoas compram até 5 itens online por mês; veja dica infalível de como economizar

Os dados são da pesquisa “E-commerce Trends 2024"

62% das pessoas compram até 5 itens online por mês; veja dica infalível de como economizar
Mais da metade dos consumidores fazem até 5 compras online por mês . Foto: Envato Elements

Ao menos 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras on-line por mês, e 85% compram on-line pelo menos uma vez no mesmo período. A informação consta na pesquisa inédita “E-commerce Trends 2024“, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box.

O levantamento, que foi realizado com mais de 2 mil consumidores em maio deste ano, mostra que os favoritos são:

  • sites e lojas virtuais (63%);
  • marketplaces (60%);
  • e aplicativos da própria marca (49%).

A pesquisa ainda revelou que, quando questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os consumidores apontaram os preços mais baixos em comparação às lojas físicas (58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções encontradas apenas na internet (56%).

Além disso, o relatório também buscou mapear quando esse hábito de compra teve início. A maioria afirma que começou a comprar online de dois há cinco anos, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou.

De acordo com Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, o crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma experiência de compra simplificada.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

“As compras online se tornaram regra. Por isso, agora, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar atender às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais ágil e satisfatório”, afirma ele.

Por fim, o estudo ainda aponta crescimento para 2024, ou seja, 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, e 65% utilizam as redes sociais para pesquisar o produto antes de finalizar o pagamento. Além disso, 92% já deixaram de comprar on-line devido à desconfiança de que a loja se tratava de um golpe.

Veja como economizar nas compras on-line:

Como o foco em relação ao e-commerce está nos descontos, os sites especializados em reunir todos as promoções do mercado ganharam relevância para os consumidores. É o caso da Cuponeria que reúne os principais cupons de descontos válidos das lojas virtuais e disponibiliza gratuitamente aos consumidores. Para ter acesso, basta clicar na oferta que deseja e copiar o código promocional. Logo depois, ir na plataforma na qual deseja comprar o produto e aplicar o cupom no ato do pagamento.

Toda essa facilidade resultou no aumento significativo de usuários na plataforma. De acordo com a Cuponeria, a busca por cupons cresceu 120% no site durante o primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. Segundo Thiago Brandão, CEO e cofundador da Cuponeria, parte desse crescimento está associado à confiança do consumidor sobre a eficácia das ofertas.

Algumas épocas do ano também podem ajudar a encontrar os melhores cupons de descontos para determinados produtos. Isso porque, segundo Yolanda Fordelone, economista no canal Econoweek, dificilmente as lojas vão oferecer ofertas mais acessíveis em períodos de alta demanda. “Por exemplo, no caso de passagem aérea, o período de maior demanda costuma ser sempre durante os meses de férias. Então, fuja dessas épocas de alta demanda”, aconselha Fordelone.

Além disso, há comunidades, como a Promobit, na qual os consumidores costumam indicar onde estão as melhores promoções e ofertas do mercado. “As pessoas compartilham as promoções que encontram na internet e que valem a pena. É uma comunidade gigantesca”. Para saber mais sobre como economizar nas compras online, clique nesta matéria.

Colaborou: Vitória Tedeschi.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
6 filmes e documentários da Netflix que todo investidor deveria ver
“Ações brasileiras são barganha”, diz Barron’s, que indica 5 ações; veja quais
Bilionário revela seu maior arrependimento sobre ações da Nvidia (NVDC34)
Estas são as 4 ações mais vendidas no S&P 500 este ano
Este livro ajudou Jorge Paulo Lemann a alcançar o sucesso
É um bom negócio comprar iPhones usados como tem feito a Geração Z?
Bilionário do luxo perde 37 bilhões de dólares; entenda o que aconteceu
Milhões na conta e day trades fracassados: conheça o ex-assessor condenado pela CVM
Galaxy Ring: quanto custa o anel inteligente da Samsung?
Italiana Prada entra na corrida espacial e leva luxo ao espaço, confira look
Qual será o valor da primeira moto elétrica do Brasil?
Quanto custa o conhaque mais antigo do mundo?
>