Publicidade

Tempo Real

Reino Unido aperta juros. Como as bolsas da Europa reagiram?

Dados fracos de serviços também impactaram a sessão

Reino Unido aperta juros. Como as bolsas da Europa reagiram?
Bandeiras da União Europeia. Foto: Envato Elements

As bolsas da Europa fecharam a quinta-feira (3) em queda, depois de um pregão marcado pelos dados fracos de atividade do setor de serviços e com cautela após o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) elevar o juro básico do Reino Unido em 25 pontos-base, para 5,25% ao ano.

Em Londres, o FTSE 100, recuou 0,46% a 7.529,16 pontos, o índice DAX, em Frankfurt, também fechou em queda de 0,79%, a 15.893,38 pontos. O CAC 40, em Paris, caiu 0,72%, a 7.260,53 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, também teve perdas, de 0,94%, a 28.702,74 pontos. Em Madri, o índice Ibex 35 recuou 0,39%, a 9.292,40 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 teve ganho de 0,18%, a 5.989,95 pontos. As cotações são preliminares.

O PMI de serviços da zona do euro caiu para 50,9 em julho, segundo pesquisa final da S&P Global, e se aproxima do território de contração abaixo de 50 pontos. Hoje os investidores também acompanharam o novo dado de inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) no bloco, que indicou deflação de 3,4% em junho na variação anual. Sem energia, entretanto, o indicador registrou alta anual de 2,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Londres, o FTSE 100 caiu levemente menos que seus pares depois da decisão de política monetária do BoE. Segundo o presidente da instituição, Andrew Bailey, um novo aumento em 25 pontos-base em setembro não é certo, e depende dos próximos dados, que os investidores esperam indicar para uma atenuação da inflação.

Os investidores ainda seguem com a aversão ao risco do pregão de ontem, digerindo o rebaixamento na nota de crédito dos EUA e suas implicações mundiais.

Dentre os destaques, as ações da empresa de aviação Rolls Royce operaram o pregão de quinta em forte alta em Londres, subindo 4,16% depois de publicar um balanço que agradou os investidores da gigante da engenharia. “Embora o balanço patrimonial ainda exija bastante trabalho, os investidores receberam com satisfação o forte aumento na receita, lucratividade e margens em comparação com o mesmo período do ano passado”, pontuou o analista da eToro, Mark Crouch.

Na Bolsa de Frankfurt, as atenções se voltaram ao papel da gigante de aeronáutica Lufthansa, que amargou perdas de 5,35%. Para analistas do Deutsche Bank, a projeção da Lufthansa para o custo unitário sem combustíveis pode ter decepcionado, como foi o caso da Air France-KLM na semana passada.

Publicidade

Além disso, na Suécia, a ação da montadora Volvo caiu 1,15% depois da empresa publicar detalhes sobre vendas de veículos neste ano. Na Bélgica, os papéis da AB InBev, dona da Ambev no Brasil e maior cervejeira do mundo, subiram 1,35% depois da empresa agradar os investidores com um Ebitda melhor que o esperado.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>