O Dollar Index (DXY), que mede as variações do dólar frente outras moedas fortes, registrava leve alta, enquanto os contratos futuros de petróleo exibem sinal negativo e os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 0,41% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 123,35 por tonelada.
A despeito da indefinição externa, a semana deve começar com os ativos locais em alta – o EWZ, o maior ETF brasileiro negociado no pré-mercado americano, que tinha leve ganho pela manhã. A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reiterou que o Ibama avalia os pedidos de exploração de petróleo de forma técnica e disse que o órgão revisará a solicitação da Petrobras para atividade petrolífera na Foz do Amazonas.
Agenda econômica
Brasil: A agenda de hoje traz o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de julho (8h), o Relatório Focus (8h25) e a produção e venda de veículos de julho (10h). Nos próximos dias, destaque amanhã para a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). Na quarta-feira são esperadas as vendas no varejo de junho, na quinta-feira a pesquisa Mensal de Serviços de junho e a semana termina com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho.
EUA: A diretora do Fed, Michelle Bowman, e presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, participam de evento (9h30). Entre os indicadores, saem os dados de crédito ao consumidor de junho (16h). Ao longo da semana, destaque para o Consumer Price Index (CPI) na quinta-feira e o índice de preços ao produtor (PPI) e índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, ambos na sexta-feira.
Europa: A produção industrial da Alemanha recuou 1,5% em junho ante maio, contra uma expectativa de queda menor, de 0,4%.