A alta nos rendimentos dos títulos públicos americanos está fazendo com que os investidores deixem de lado o ouro como ativo de segurança, segundo analistas. Além disso, de acordo com a Galaxy Futures, “a força contínua do dólar vista recentemente torna a commodity porto-seguro menos atraente”.
A Oanda concorda com a Galaxy Futures, e acredita que os investidores já estão cogitando uma próxima alta de juros do Federal Reserve (Fed), em setembro. “Se os rendimentos do Tesouro subirem acima da alta da semana passada, isso pode desencadear algumas compras técnicas e isso pode ser muito negativo para os preços do ouro”, afirma o analista da Oanda, Edward Moya.
A Heraeus, empresa fornecedora de metais, acredita que o mundo vai ver um esfriamento na demanda por ouro, puxado principalmente pela China – que depende de uma melhora no ambiente macroeconômico e da realocação de gastos discricionários para joalheria – e Índia, que sofre com uma alta local dos preços de metais desde o começo do ano.